Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.- É imprescindível que os trabalhos sejam enviados para os editores em sua forma final, apresentem consistência teórica, coerência quanto às fundamentações e alguma originalidade.
- Informações técnicas devem ser evitadas no corpo do texto e se limitarem ao fundamental.
- A publicação dos textos está condicionada a pareceres do Conselho de Redação e Editorial, garantindo o anonimato de autores e avaliadores. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição final.
- Os artigos não devem ser submetidos simultaneamente pelo autor a mais de um periódico.
- Os textos deverão ter em torno de 30 páginas em espaço duplo, incluindo notas, tabelas, gráficos e referências bibliográficas. Devem ser enviados completos e revisados pelo autor através do site www.cadernocrh.ufba.br em Word (fonte Times New Roman, corpo 12). No caso das resenhas de livros os textos devem ter no máximo seis páginas. O dossiê deverá ficar em torno de 180 páginas.
- A página inicial (em separado) deve indicar: título do artigo (até 70 caracteres); nome do (s) autor(es); resumo, abstract e resumé do artigo (em torno de 150 palavras) e cinco palavras-chave. O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões do texto. Todos os autores devem ser identificados com endereço institucional e residencial completo, telefones, email e sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras).
- Os textos devem ter no máximo três níveis de intertítulos, assim hierarquizados: 1º INTERTÍTULO - MAIÚSCULAS em negrito; 2º Intertítulo - apenas as Iniciais Maiúsculas e em negrito; 3º Intertítulo - apenas Iniciais em Maiúscula e tipo itálico.
- As notas são substantivas e não bibliográficas e dizem respeito a informações e/ou comentários complementares. Não devem ultrapassar cinco linhas.
- As citações textuais devem aparecer “entre aspas” e não se utilizará nem negrito nem itálico para este fim.
- Uso de itálicas - as itálicas devem ser usadas para ressaltar conceitos que se constituem em idéias-força que o autor quer destacar. Em nenhum caso deverá usar-se negrito ou sublinhado para este fim. As itálicas se aplicam também a todo termo estrangeiro que o autor utiliza no texto.
- Os números cardinais que se referem a enumerações se escrevem em letras, excetuando-se datas, anos de idade, tabelas e gráficos, volumes ou páginas; quando estão seguidos de unidades de medida; e quando correspondem a porcentagens. Nenhum parágrafo deve começar por um número escrito em cifras.
- Gráficos e tabelas devem ser enviados separados do arquivo do texto, numa versão em preto e branco e dentro da mancha da revista, indicando o lugar de sua inclusão no texto.
- As citações bibliográficas devem obedecer às normas da ABNT - NBR 10520, incluindo-as no texto. Ex. (Martins, 1986) Quando aparecem entre aspas deve-se acrescentar o número da página Ex.: (Martins, 1986, p. 95). Vários documentos de um mesmo autor com datas iguais devem ser distinguidos mediante acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética. (Ex.: Martins, 1986a) (Martins, 1996b). A referência as ideias de um autor (es) no texto, sem sua transcrição, segue o exemplo. Ex.: (Cf. Martins, 1986). Antes de enviar o texto o autor deve compatibilizar as citações com as referências bibliográficas.
-
As referências bibliográficas ao final do artigo seguem a ordem alfabética pelo sobrenome do autor (maiúscula), nome, título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data da publicação, página e/ou volume, obedecendo às normas da ABTN, conforme exemplos abaixo:
LIVRO
EDER, K. A nova política de classes. São Paulo: EDUSC, 2002. 362p.
Livro de vários autores
DONIOL-SHAW, G. et al. Les plans d´égalité professionnelle: Étude/Bilan, 1983-1988. Paris: La Documentation Française, 1989.
Capítulo de livroDINIZ, E. De Sarney a Collor: as metamorfoses da agenda pública. In: _________. Crise, reforma do Estado e governabilidade. Rio de janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1997. p. 113-138.
Artigo em coletânea organizada pelo autor
ZICCARDI, Alicia. Las ciudades y la cuestión social. In: _________ (Org.) Pobreza, desigualdad social y ciudadanía. Los limites de las políticas sociales en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2001. p. 85-126. (Colección grupos de trabajo).
Artigo em coletânea organizada pelo autor em conjunto com outro
HIRATA, H. Apresentação à edição brasileira. In: MRUANI, M; _________. (Orgs.) As novas fronteiras da desigualdade: homens e mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: SENAC Editora. 2003. p. 15-20.
Artigo em coletânea organizada por outro autor
SILVA, Léa da. Somos todos iguais? In: LOVELL, P. (Org.) Desigualdade racial no Brasil contemporâneo. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 1991. p.161-170.Artigo em revista
HIRSCH, J. Políticas Ambientais Globais. Caderno CRH, Salvador, Centro de Recursos Humanos da UFBA, n.35, p.107-122, jul./dez. 2001.Tese acadêmica
JESUS, S.C.S. A crise do ‘habitus’ fordista: um estudo do processo de reestruturação do Banco do Brasil. 2003. 154 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia.Obras consultadas por meio eletrônico
BOYER, R. Existe una crisis del Estado de bienestar? Estudio comparativo de la politica social de Francia. In: OIT. Organización Internacional del Trabajo. 2002. Disponível em http://www.ilo.com/ses. Acesso em: 01.11.2003Seminários e congressos
SANTOS, Milton. Inovação metropolitana e economia segmentada. In: SEMINÁRIO METROPOLIZAÇÃO E SEDE URBANA- PERSPECTIVA DOS ANOS 90. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPPUR/CNPq. 1990.
Segunda ocorrência do mesmo autor
GOFFMAN,E. Encourters: two studie in the sociology of interaction. Indianápolis: Bobbs-Merrill Educational Publishing. 1961.
_________. A representação do eu na vida coitidiana. Petrópolis: Vozes. 1983.
Indicação de edição original a obra (quando necessário)
No corpo do texto: (Durkheim, [1895] 1989).
Observação: A data entre colchete indica o ano de publicação original da obra. Ela só é indicada na primeira citação da obra no texto. Nas seguintes registra-se apenas a data da edição consultada pelo autor. Ex.: (Durkheim, 1989) (N.E.)
Nas referências bibliográficas:
Durkheim, Émile. A divisão do trabalho social. 1ª edição [1895]. Lisboa: Editorial Presença Ltda, 1989.
Não traduzir dados de referência, cf. GOFFMAN (1961) no exemplo acima.
Obra em outro idioma - Nenhuma taxa será cobrada dos autores na submissão, avaliação e publicação de artigos.
Dossiê - Introdução
- O dossiê temático é precedido de uma introdução que deve apresentar conteúdo científico relevante (análise, comentários), indo além da apresentação dos artigos publicados, título próprio diferente do título da sessão (Dossiê-Introdução), citações e referências bibliográficas e deverá ter no máximo entre 5 (cinco) e 7 (sete) páginas.
Resenha
NORMAS PARA PRODUÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À CRÍTICA LITERÁRIA
A resenha requer de quem a elabora, exigências tais como:
- Competência de leitura;
- Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo;
- Conhecimento completo da obra;
- Independência de juízo para ler, expor e julgar com isenção de preconceitos, simpatias ou antipatias (imparcialidade≠ objetividade);
- Correção e urbanidade, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções (a crítica é ao conteúdo do texto);
- Fidelidade ao pensamento do autor.
A resenha deve apresentar:
- Caráter crítico que aportem novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra;
- A referência completa do livro resenhado, sempre precedendo o texto em si;
- Nome completo do resenhista, sua filiação institucional;
- Título próprio diferente do título da obra;
- a avaliação emitida procura contrabalancear aspectos positivos e negativos da publicação;
- o livro objeto da resenha acadêmica tende a ser de natureza não-ficcional e deverá ter sido publicado até o ano anterior a submissão da resenha;
- parte do texto da resenha é composto por uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema nele desenvolvido;
- A resenha não deve ultrapassar 7 páginas em espaço duplo, incluindo as referências bibliográficas, em Word (fonte Times New Roman, corpo 12).;
- O resenhista deverá introduzir na resenha citações e referências bibliográficas, para dar sustentação ao seu argumento;
Movimento retórico da resenha:
1) A apresentação e avaliação inicial do livro.
2) Avaliação do livro (comparação com outras obras do autor ou de outros especialistas);
3) Recomendação final sobre o livro;
4) Descreve-se a organização geral do livro e/ou;
5) Especifica-se o assunto de cada parte e/ou ;
6) Avaliam-se partes específicas do livro;
7) Recomenda-se o livro ou;
8) Recomenda-se o livro com restrições ou;
9) Desaconselha-se o livro.
Elaboração propriamente da resenha:
- De que trata o livro?
- De que modo o assunto é abordado?
- E com que objetivos?
- A quem se dirige? O leitor irá achá-lo útil?
- Quem o escreveu?
- Tem o livro alguma característica especial?
- Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?
- O tratamento dado ao tema é compreensivo?
- O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
- As ilustrações foram bem escolhidas?
- O livro foi bem organizado?
- Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?
Conclusão:
- A Resenha possui grande importância no meio científico, como contribuinte no desenvolvimento do conhecimento, uma vez que compila informações sobre bibliografias publicadas emitindo um juízo de valor, o que vem a auxiliar na escolha da leitura.
- Um dos fatores mais importantes e indispensáveis na elaboração de uma resenha vem a ser a ética profissional do resenhista.
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