A QUESTÃO DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.55376

Palavras-chave:

Política Externa na campanha de 2022; Política Externa Brasileira; Política Externa de Lula e Bolsonaro; Política Externa e marketing político; Campanha presidencial de 2022.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir como a questão da política externa apareceu na campanha eleitoral presidencial do Brasil em 2022. Foi feita uma articulação teórica-histórica-empírica, trazendo subsídios bibliográficos de outras campanhas, além do contexto nacional e internacional. O referencial teórico inclui comportamento político, marketing político e política externa. Foi feita uma pesquisa empírica primária de análise de conteúdo dos programas oficiais dos dois principais candidatos e de suas performances no horário gratuito de TV, nos debates de TV e na agenda do Jornal Nacional da TV Globo. Os candidatos têm linhas gerais de política externa que são coerentes com seus programas de governo e suas concepções político-ideológicas, as quais ficaram, em parte, expressas em seus programas oficiais e, em parte, guardadas pela “ambiguidade estratégica”. Por outro lado, o uso da mídia foi guiado por um marketing político-eleitoral imediatista, voltado para a captação do voto racional-pragmático e do voto por valores. Focado na “pequena política”, deixando o debate abrangente praticamente excluído.

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Biografia do Autor

Jorge Almeida, UFBA Universidade Federal da Bahia

Professor associado IV do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-
Graduação em Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal
da Bahia (FFCH-UFBA). Tem doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA
e pós-doutorado em Relações Internacionais como visiting scholar na School of Oriental and African
Studies (SOAS) da University of London, onde fez pesquisa sobre a emergência atual da China. Autor
de Marketing político, hegemonia e contra-hegemonia, livro publicado pelas Editoras Xama e Fundação
Perseu Abramo e de Turbulências e desafios: o Brasil e o mundo na crise do capitalismo (coautoria com
Eliziário Andrade), publicado pela editora Dialética. Coordenador do grupo de pesquisa “Processos de
Hegemonia e Contra-hegemonia”.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Almeida, J. (2023). A QUESTÃO DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2022. Caderno CRH, 36, e023030. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.55376

Edição

Seção

Dossiê 3