NEM SAMBA, NEM RUMBA
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v13i33.18570Resumo
A partir da figura e da atuação de Carmem Miranda como um símbolo datado do latino-americanismo, são abordados três diferentes momentos das relações culturais entre Estados Unidos e América Latina: a década de 40, o início dos anos 70 e a contemporaneidade, explorando-se tensões e articulações entre aprodução intelectual e acadêmica, a experiência histórica da dependência econômica e a cultura de massa.
PALAVRAS-CHAVE: Latino-americanismo, dependência cultural, autenticidade nacional, crítica cultural.
NEITHER SAMBA, NOR RUMBA
Drawing from the image and performance of Carmen Miranda as a dated symbol of Latin Americanism, this paper covers three different momenta of the cultural relationship between the United States and Latin America: the 40s, the early 70s, and contemporary times, exploring the tensions between intellectual and academic production, as well as the historical experience of economic dependence and mass culture.
KEYWORDS: Latin-americanism, cultural dependence, national authenticity, cultural criticism.
Publicação Online do Caderno CRH: http://www.cadernocrh.ufba.br
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-08-31
Como Citar
de Souza, E. M. (2006). NEM SAMBA, NEM RUMBA. Caderno CRH, 13(33). https://doi.org/10.9771/ccrh.v13i33.18570
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.