Chamada 01/2025 – Propostas de Dossiês 2026
Chamada 01/2025 – Propostas de Dossiês 2026 - PDF
Chamada 01/2025 – Propostas de Dossiês 2026
Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas para a composição dos dossiês temáticos do Caderno CRH, a serem publicados durante o ano de 2026. A parceria na coedição de dossiês temáticos tem sido uma importante estratégia editorial, fomentando a discussão de questões atuais e transversais das ciências sociais e garantindo a qualidade, a circulação, a internacionalização e a integração do periódico em redes consolidadas de pesquisa. Para o ano de 2026, serão acolhidas entre 3 (três) e 4 (quatro) propostas.
1. Natureza do dossiê
Os critérios gerais a serem avaliados para a escolha dos dossiês são os seguintes: (1) aderência ao campo das ciências sociais (eliminatório); (2) inclusão de ao menos um artigo de autor(es)/a(as) de instituições estrangeiras (eliminatório e classificatório); e (3) pluralidade de instituições, grupos de pesquisa e regiões do Brasil (classificatório). Não serão contempladas propostas de organizadores que coordenaram dossiês publicados no Caderno CRH nos últimos 2 (dois) anos. Será considerado ainda o ineditismo das temáticas dos dossiês em relação aos dossiês publicados nos últimos 2 (dois) números (nº 37 e nº 38 da revista). Os(as) organizadores(as) e ao menos um(a) autor(a) dos artigos que compõem o dossiê deverão ter doutorado completo no momento do envio das propostas. As propostas completas, contendo as informações abaixo, bem como as declarações de concordância (conforme modelo disponibilizado no Anexo 2 desta chamada), de todos/as os/as autores/as, deverão ser encaminhadas, em arquivo pdf único, até às 23h59 do dia 15/08/2025 para o e-mail: cadernocrhufba@gmail.com. Propostas incompletas ou entregues fora do prazo serão recusadas.
- Título do dossiê: até 150 caracteres com espaço;
- Breve apresentação dos organizadores(as): de 2 a 3 organizadores(as) com doutorado completo no momento da submissão (até 2.500 caracteres com espaço);
- Ementa: justificativa sobre a relevância do tema e as contribuições para o campo de pesquisa no qual se inscreve (até 4 mil caracteres com espaço); e
- Nome e mini currículo dos(as) autores(as): até cinco linhas; título: até 150 caracteres com espaço; e resumos dos artigos: até 1.500 caracteres com espaço.
2. Composição
As propostas de dossiê serão avaliadas pelo Conselho de Redação (ou por comissão especial designada por ele), considerando os critérios apresentados acima e o interesse do periódico. Os(as) organizadores(as) serão responsáveis pelo envio das informações e dos documentos necessários para inscrição. Em caso de aprovação, estes(as) serão coeditores(as) do número da revista em que será publicado o dossiê. Cada dossiê deverá ter entre 5 (cinco) e 7 (sete) artigos, precedidos de uma introdução escrita pelos seus(suas) organizadores(as). Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês.
A Introdução deverá ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas (excluindo as referências bibliográficas), em espaçamento duplo, fonte Times New Roman – corpo 12, apresentando discussão substantiva relevante, além da apresentação dos artigos que compõem o dossiê. A introdução deverá ter título diferente da sessão (Dossiê-Introdução). Nela deverão constar os nomes dos(as) autores(as) e a sua filiação institucional.
Os artigos submetidos para a composição do dossiê deverão ser originais, não tendo sido publicados e/ou estar sob avaliação para publicação em outro periódico. É expressamente vedado pelas normas do Caderno CRH que os artigos sejam disponibilizados em periódicos, blogs ou outros espaços de divulgação antes de sua publicação no site da revista. Em caso de violação desta norma, os manuscritos serão excluídos do dossiê.
Esclarece-se que os artigos devem vir acompanhados das devidas autorizações de copyrights, no caso de incluir imagens (fotos, mapas, gráficos) que exijam tal procedimento.
Compete ao/à(s) autor/a(s) de cada artigo submetê-lo no sistema da revista (https://periodicos.ufba.br/index.php/crh), na seção “dossiês”, seguindo calendário previamente estipulado pela Editoria (ver Anexo 1). Após a divulgação das propostas aprovadas, a Editoria do Caderno CRH entrará em contato com os(as) organizadores(as) para definir a ordem de publicação. Quando os manuscritos forem submetidos, solicitamos que os(as) organizadores(as) notifiquem a Editoria via e-mail (revcrh@ufba.br).
3. Formatação dos artigos
A formatação dos artigos submetidos para o Dossiê deve seguir as normas da revista, que podem ser encontradas no site do Caderno CRH.
Destacamos que a submissão dos manuscritos deve ser acompanhada de um arquivo em separado, contendo título (até 120 caracteres com espaço), nome(s) do(s)/a(s) autor(es)/a(s), com endereços institucional e residencial completos, telefone, e-mail, sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, instituição de vínculo e principal publicação, até 150 palavras) e ORCID (obrigatório). Os perfis dos(as) os(as) autores(as) no sistema OJS deverão ser preenchidos de forma completa na aba “demais detalhes”. Além disso, deverá ser preenchida a declaração de concordância com a Ciência Aberta, disponível no site da revista. Submissões incompletas não serão encaminhadas para avaliação.
Os artigos deverão ter entre 20 e 35 páginas (não ultrapassando, em nenhuma hipótese, 70 mil caracteres com espaço, calculados da palavra “Introdução” até a última referência bibliográfica). Além das informações anteriores, deverão apresentar resumo (até 750 caracteres com espaço) e cinco palavras-chave. O título, o resumo e as palavras-chaves deverão estar em português, espanhol e inglês. Não serão aceitas submissões fora do padrão.
4. Processo de avaliação
Após a submissão dos manuscritos no sistema, os(as) organizadores(as) ficarão responsáveis por indicar dois(duas) avaliadores(as) para a elaboração de pareceres, respeitando a decisão dos(as) avaliadores(as) e dos(as) autores(as) quanto ao anonimato, conforme as normas do Caderno CRH. Não será permitida a indicação de pareceristas que sejam também autores(as) de artigos inscritos no dossiê. A Editoria encaminhará os artigos para avaliação através do sistema eletrônico do periódico.
Após o recebimento dos pareceres, a Editoria dará sequência ao processo conforme indicação dos(as) avaliadores(as). Nesta etapa, a Editoria manterá contato com os(as) organizadores(as) do dossiê e o(s)/a(s) autor(es)/a(s) dos manuscritos para os encaminhamentos necessários (a solicitação de revisões ou a indicação para publicação).
5. Pareceristas
Os(as) pareceristas deverão ser escolhidos(as) entre profissionais com trajetória acadêmica reconhecida na área, podendo ser pesquisadores(as) nacionais e estrangeiros(as), com o título de doutor(a). Conforme as diretrizes da Ciência Aberta, os(as) avaliadores(as) poderão se identificar no formulário para emissão de pareceres. Os pareceres serão avaliados pela Editoria antes do envio para os/as autores/as. Em caso de não cumprimento com as normas da revista, poderão ser solicitadas aos/às organizadores/as novas indicações.
6. Edição
Os textos submetidos ao Caderno CRH passam pelas seguintes etapas até a publicação: submissão, avaliação e edição (que inclui revisão da linguagem, normalização e diagramação). Em cada uma destas etapas, os(as) autores(as) poderão ser consultados(as) para dirimir dúvidas.
Ao final, antes de seguir para publicação, uma prova final será enviada a cada autor(a), a fim de evitar erros involuntários. Neste momento, não serão mais realizadas quaisquer modificações de conteúdo nos artigos.
Na etapa da prova, as eventuais correções pelos(as) autores(as) serão feitas em prazo estipulado pela Editoria do Caderno CRH, após o que o artigo será considerado aprovado para publicação. Esta observação se torna necessária devido ao rigor dos prazos das instituições avaliadoras da revista.
7. Da responsabilidade de traduções, revisões de linguagem, normalização bibliográfica e uso de IA
Os(as) autores(as) são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos artigos, assim como, pela revisão da linguagem e a adequação às Normas da ABNT. É fundamental que seja informado, por meio de declaração no sistema OJS, o uso de Inteligência Artificial em qualquer fase de elaboração dos manuscritos.
O Caderno CRH, a fim de promover a internacionalização da produção acadêmica, também recomenda a publicação bilíngue, desde que seja do interesse dos(as) coordenadores(as) dos dossiês ou dos(as) autores(as). Estes(as), caso queiram realizar a publicação bilíngue (português-inglês ou espanhol-inglês), devem se responsabilizar pela tradução e revisão do(s) artigo(s), citando o(a) autor(a) da tradução.
8. Cronograma
FASES
DATA
Publicação da chamada
01/07/2025
Período de submissão das propostas
01/07 a 15/08/2025
Divulgação do Resultado
Até 27/08/2025
9. Considerações Finais
As propostas aprovadas serão divulgadas no site do Caderno CRH até o dia 27/08/2025. A submissão dos artigos será feita pelo site da revista, conforme cronograma anexo. Só serão aceitos os manuscritos submetidos pelo sistema.
Reiteramos a importância do rigoroso cumprimento dos prazos para submissão, a fim de assegurar a periodicidade da publicação, o que é fundamental na gestão dos indexadores de avaliação da revista. Recomendamos que as regras apresentadas nesta chamada e disponíveis no site do Caderno CRH sejam lidas cuidadosamente pelos(as) organizadores(as) e encaminhadas para todos(as) autores(as) que irão compor o dossiê.
A Editoria está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários no e-mail: revcrh@ufba.br.
Salvador, 1º de julho de 2025.
Renato Francisquini
Editor Chefe/Científico
Caderno CRH
____________________________
ANEXO 1
CRONOGRAMA DE SUBMISSÃO DOS TEXTOS PARA OS DOSSIÊS DE 2026
Dossiê
Prazo final de submissão dos textos no sistema OJS da revista Caderno CRH pelos(as) autores(as)
1
21/11/2025
2
21/12/2025
3
20/02/2026
4*
10/04/2026*
*Em caso de aprovação
___________________________________
ANEXO 2
CHAMADA 001/2025
CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HUMANIDADES (CRH/UFBA)
DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA E COMPORMISSO COM A PROPOSTA DE DOSSIÊ SUBMETIDA AO CADERNO CRH
Eu, Nome do/a autor/a, inscrito no CPF (ou Passaporte, se estrangeiro) sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, pelo presente termo, autorizo os/as organizadores/as Nome dos/as organizadores/as a incluir a proposta de artigo intitulada Título do Artigo, de minha autoria/coautoria, no referido Dossiê a ser submetido à Chamada 001/2025 do Caderno CRH. Declaro que o artigo é original e não se encontra sob avaliação em outro periódico. Pelo presente assumo o compromisso de uma vez aprovada a proposta, entregar o artigo no prazo estipulado pelo periódico e não disponibilizá-lo em qualquer outra fonte antes da publicação no Caderno CRH. Declaro estar ciente de que não receberei nada pela publicação, dando assim quitação dos direitos autorais.
Cidade, dia de mês de 2025.
Nome do(a) Autor(a) e Assinatura
_________________________________________________
Chamada 01/2025 – Propostas de Dossiês 2026 - PDF
Declaração de concordância - modelo do Anexo 2 - Word