Práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em uma instituição especializada na deficiência visual

Autores

Palavras-chave:

Deficiência visual, Instituição especializada, Gênero e sexualidade, Roda de conversa

Resumo

Este artigo teve como objetivo lançar luz a duas práticas pedagógicas realizadas por dois professores oriundos do Instituto Benjamin Constant, instituição especializada referência em deficiência visual. A temática de “Gênero e Sexualidade” ganhou centralidade nas metodologias adotadas direcionadas a grupos de educandos com deficiência visual. Foi observada a construção de estereótipos dos educandos cegos e com baixa visão enquanto passíveis de subjetivação ou desprovidos de sexualidade por seus familiares e parte dos professores. Diante deste contexto, surgem os projetos “Roda de Conversa” no anos iniciais e “Caminhos da Inclusão: sexualidade, aids e deficiência” nos anos finais do ensino fundamental, sob supervisão dos referidos professores nos anos de 2018 e 2019. As metodologias adotadas levaram em consideração os questionamentos previamente levantados pelos educandos com deficiência visual e a construção do conhecimento a partir de um processo dialógico e aberto. A roda de conversa sobre o assunto “A violência contra a mulher na nossa sociedade” revelou um espaço de múltiplos questionamentos, desconstrução de comportamentos machistas e reflexões sobre a divisão sexual do trabalho nos diversos espaços. Embora tenha sido recorrente colocações de fixação de papeis de gênero na sociedade, o projeto Caminhos da Inclusão elucidou colocações amadurecidas sobre desigualdades entre homem e mulher e capacitismo na sociedade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Agrellos Costa, Instituto Benjamin Constant

Professor EBTT do Instituto Benjamin Constant

Doutor em Ciência pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

Mariana dos Reis Santos, Instituto Benjamin Constant

Professora EBTT do Instituto Benjamin Constant

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

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Publicado

2024-03-10

Como Citar

Rodrigo Agrellos Costa, & Mariana dos Reis Santos. (2024). Práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em uma instituição especializada na deficiência visual. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/55047

Edição

Seção

Gênero e Sexualidade: novas perspectivas e intersecções sobre experiências i