Mulheres e Seus Corpos:
Uma Análise do Percurso das Representações nos Anúncios Publicitários de Bebidas Alcóolicas ao Longo das Décadas
Palavras-chave:
Mulheres, Publicidade, RepresentaçõesResumo
As mulheres foram e são representadas socialmente como mães, donas de casa, trabalhadoras, seja em telenovelas, filmes, anúncios publicitários e outros meios. O objetivo desta pesquisa é analisar o percurso das representações das mulheres em anúncios de marcas de bebidas alcoólicas veiculadas no Brasil. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa documental em arquivos da mídia buscando por anúncios publicitários de marcas de bebidas alcoólicas, a partir da década de 1930, que foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, ao longo das décadas, as representações das mulheres na publicidade de marcas de bebidas alcoólicas acompanharam as mudanças sociais ocorridas, no entanto, concentraram-se na objetificação dos seus corpos que, por sua vez, marcam as diferenças sociais
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.