Inclusão escolar e nomenclaturas para pessoas com deficiência: algumas reflexões com professores de Damolândia/GO

Autores

  • Jessica Hilário Pinto Professora efetiva da Escola Municipal Professora Maria Eugênia Pessoa Borges em Damolândia - GO. http://orcid.org/0000-0002-0055-0534
  • Gláucia Vieira Cândido Universidade Federal de Goiás/Universidade Estadual de Goiás (professora colaboradora) http://orcid.org/0000-0002-3790-9192

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38381

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência (PcD). Inclusão Escolar. Nomenclaturas para PcD.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo sobre o uso de nomenclaturas atribuídas às pessoas com deficiência no decorrer dos anos no contexto educacional brasileiro. Pretendemos discutir as concepções de profissionais envolvidos no ensino inclusivo ao adotarem determinados termos lexicais. Para tanto, buscamos aporte teórico em Mantoan (2003), Skliar (2003; 2006), Jannuzzi (2004), Sassaki (2005), Reis (2006; 2013), Vieira (2013), Santos e Reis (2016), dentre outros. Para realização do estudo, foi utilizada a metodologia investigativa qualitativa, fundamentada em Gil (2002) e Silveira e Córdova (2009). Os dados de pesquisa foram obtidos por meio de questionários e de entrevistas com professores da cidade de Damolândia, no Estado de Goiás. Os resultados deste estudo revelam que, no contexto pesquisado, apesar de os princípios de inclusão terem propiciado a criação de diversas leis e decretos, ainda é preciso refletir muito sobre o tema. Nesse sentido, evidencia-se também a necessidade de políticas públicas que visem a dar uma nova dinâmica aos discursos e práticas educacionais inclusivas vigentes.

 

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Biografia do Autor

Jessica Hilário Pinto, Professora efetiva da Escola Municipal Professora Maria Eugênia Pessoa Borges em Damolândia - GO.

Graduada em Pedagogia (2014) e pós-graduada em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação (2017) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas. Especialista em Gestão Escolar, com Ênfase em Coordenação Pedagógica (FABEC, 2015). Professora Efetiva da rede municipal de ensino da cidade de Damolândia-GO.

Gláucia Vieira Cândido, Universidade Federal de Goiás/Universidade Estadual de Goiás (professora colaboradora)

Bacharel em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), 1995; licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2010; Mestre (1998) e Doutora (2004) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio pós-doutoral na Área de Filologia e Língua Portuguesa (AFLP), da Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Pinto, J. H., & Cândido, G. V. (2021). Inclusão escolar e nomenclaturas para pessoas com deficiência: algumas reflexões com professores de Damolândia/GO. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 311–338. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38381

Edição

Seção

Dossiê