A tradição judaico-cristã e a homofobia: substratos ideológicos de um preconceito
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13945Resumo
Neste artigo analisaremos possíveis interfaces entre a tradição judaico-cristã e a homofobia. Nessa perspectiva, advogaremos a favor da seguinte tese: a ortodoxia judaico-cristã pode ser considerada a precursora magna das ideologias heterossexistas e homofóbicas amplamente disseminadas nos contextos ideológicos, sociais, culturais e religiosos contemporâneos. De modo a fundamentar nossa hipótese, recorreremos aos textos bíblicos do Antigo e Novo Testamentos, bem como aos ideários filosófico-teológicos da patrística e da escolástica. Por fim, pretendemos apontar, analisando a conjuntura ideológica atual da Igreja Católica, até que ponto o catolicismo é herdeiro da tradição que emana do judaísmo cristão no que concerne à homossexualidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.