La mujer como “sujeto visible” en el acto inicial de vacunación contra la Covid-19
estrategias de comunicación gubernamentales y las contradicciones del Estado en relación a la seguridad
Palabras clave:
Visibilidad Mediática, Pandemia, Semiótica, InterseccionalidadResumen
El estudio tiene como objetivo analizar las valencias simbólicas en los sitios web gubernamentales de cinco estados durante los actos iniciales de vacunación contra el Covid-19, con la mujer como figura central. Estos lugares tuvieron las tasas más altas de feminicidios en los últimos 11 años, lo que nos lleva a discutir las contradicciones entre el mundo escenificado y el mundo real. Bajo el anclaje de la semiótica de Greimas, percibimos la representación femenina como un sujeto social “frágil”, siendo el Estado el “Padre-Provedor”, en contraste con datos que muestran un “Estado ausente”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos de Gênero e Diversidade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.