O Desafio é a Inserção?

O Trabalho da Mulher na Política e as Trajetórias da Participação Feminina na Implementação de Políticas Públicas para Mulheres

Autores/as

Resumen

Reconhecendo o avanço e contribuições das discussões sobre a inserção de mulheres na política, este ensaio pretende ampliar o debate ao refletir a atuação de mulheres em cargos políticos. Observa-se o aumento da participação feminina na política sob o olhar da representatividade. Discute-se, por exemplo, estudos que apontam Suécia, Finlândia, Ruanda como menos desiguais em relação ao gênero por haver mais mulheres ocupando cadeiras nos parlamentos desses países em comparação ao Brasil (ARAÚJO; 2001; EMÍLIO; GOMES; OLIVEIRA; 2019). Os estudos acadêmicos e dados apresentados neste ensaio sugerem que, na política nacional e internacional, a participação da mulher ultrapassa o prisma da inserção. Estar na política não significa participar efetivamente da política. Especialmente quando essa participação diz respeito ao desenvolvimento, implementação e apoio às políticas públicas para as mulheres. Em relação ao Brasil, este ensaio explanou algumas barreiras e chamou a atenção à segregação por classe e raça, considerando a desproporcionalidade em relação às mulheres negras na política. Nesse sentido, parecem necessárias ações orientadas em ao menos duas direções fundamentais: uma inserção igualitária, de fato, considerando aspectos interseccionais como classe e raça; e a participação efetiva da mulher, a partir das reformas política e partidária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erica Lima Souza, PUC MINAS

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica, BH/MG - Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2019). Especialização em Mídias Sociais pela Universidade Aberta de Minas Gerais (2017). Graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário Newton Paiva (2006).

ORCID 0000-0002-7807-7193

Carolina Maria Mota Santos, PUC Minas

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Fundação Dom Cabral (2012). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Fundação Dom Cabral (2007). Pós graduada em Docência do Ensino Superior (2001) e Especialização em Novas Tecnologias em Educação e Treinamento (2002). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000). 

ORCID 0000-0001-8830-8170

Antonio Moreira Carvalho Neto, PUC Minas

Professor do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica, BH/ MG – Doutor em Administração pela UFMG (1999), com doutorado sanduíche no Instituto de Economia da UFRJ e no IUPERJ. Mestre em Administração pela UFMG (1995). Especialista em Relações de Trabalho pelo Queen Mary College da London School of Economics (1990).

ORCID 0000-0001-5439-2845

Publicado

2024-01-12

Cómo citar

Lima Souza, E., Maria Mota Santos, C., & Moreira Carvalho Neto, A. (2024). O Desafio é a Inserção? O Trabalho da Mulher na Política e as Trajetórias da Participação Feminina na Implementação de Políticas Públicas para Mulheres. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/50017

Número

Sección

Artigos