De la monogamia al feminicídio: algunas reflexiones
Algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.47043Palabras clave:
Monogamia, Violencia de género, Feminicidio, Colonialidad, HeterocisnormaResumen
La monogamia se entiende como un sistema hegemónico de la forma y la gestión de los afectos, las cuerpas y los deseos, hacia nosotres mismes, así como hacia nuestras relaciones con las demás (sean seres vivos humanos o no). Este estudio pretende realizar un análisis teórico de lo que sería la monogamia como estructura y sistema ético-político-afectivo hegemónico y sus relaciones con la salud, específicamente con la violencia de género, doméstica e intrafamiliar. Se percibe que aún hoy existe el imaginario de que los feminicidios son crímenes pasionales, lo cual es consecuencia de la construcción del amor romántico dentro de la monogamia, siendo los compañeros íntimos (hombres cis heterosexuales) los principales agresores de las mujeres.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.