Diversidade e inclusão em organizações de saúde:

Como, quando e para quem?

Autores/as

  • Nágila Espíndola Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduarda Brito dos Santos
  • William Roslindo Paranhos Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-4454-4272

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.46904

Palabras clave:

Diversidade, Inclusão, Minorias, Organizações, Saúde

Resumen

A temática de Diversidade e Inclusão (D&I) nas organizações tornou-se uma grande pauta. Nunca se falou tanto sobre a prática. Abordar o tema é, antes de qualquer coisa, garantir a pluralidade de existências, a compreensão das diferenças, a busca pela equidade e justiça social. Contudo, empiricamente, observamos a ausência da agenda vinculada à organizações de saúde, especialmente em relação às pessoas colaboradoras e trabalhadoras, saúde esta que tem a integralidade humana como seu aspecto basilar, possibilitando a compreensão das pessoas em sua complexidade. Diante deste cenário, e da necessidade de comprovar a realidade, ou não, de tais inquietações, é que objetivamos analisar de que maneira as pessoas trabalhadoras da área da saúde percebem as práticas de diversidade nas organizações de saúde em que trabalham. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa e do método cartográfico, verificou-se que a temática é ainda bastante recente em organizações de saúde. Quando abordadas, as mesmas são implementadas com um foco pontual, distante do sistemismo necessário, e quase sempre pautadas e voltadas, quase que exclusivamente, às minorias, o que, por si só, surge como uma grande barreira ao desenvolvimento de uma saúde, tanto das pessoas pacientes quanto das trabalhadoras, que priorize a sua integralidade.

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Biografía del autor/a

Nágila Espíndola Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica da décima fase de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, apaixonada pela e defensora da saúde pública. Integrante do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (AFRODITE) e do Laboratório Interprofissional de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde Obstétrica e Neonatal (LAIPISON), ambos vinculados à UFSC/CNPq.

Eduarda Brito dos Santos

Mulher negra, descobrindo quem eu sou e no caminho vou sendo como posso sempre em defesa da saúde pública de qualidade. Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (Afrodite), vinculado à UFSC/CNPq. 

William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovado com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Atualmente é pessoa pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) nas seguintes linhas de pesquisa: Corporalidades, gêneros, diversidade sexual e saúde; Gêneros e sexualidades: interseccionalidades e interferências culturais; Educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional e assistência à saúde; e do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq) nas seguintes linhas: Diversidades, integralidade humana e plenitude; Desenvolvimento do potencial humano; Organizações saudáveis e gestão humana. Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Cursa o Professional Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e possui formação em Análise Comportamental pela mesma instituição. Pessoa professora convidada da disciplina de Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pessoa professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Laureate International Universities, onde também atua como pessoa parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Docente da Unisociesc, atuando como pessoa professora/mentora das disciplinas de Projeto Interdisciplinar e LAI - Laboratório de Aprendizagem Integrada (desenvolvimento de habilidades socioemocionais - Soft Skills). Especialista de Ensino do SENAI/SC. Pessoa consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, diversidades na escola, educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional, diversidades nas organizações, diversidade sexual, interseccionalidades, organizações saudáveis, desenvolvimento do potencial humano, soft skills e formação docente. É pessoa autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Aguiar, N. E. ., Brito dos Santos, E., & Paranhos, W. R. (2021). Diversidade e inclusão em organizações de saúde:: Como, quando e para quem?. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(3), 246–271. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.46904

Número

Sección

Dossiê