Aprendendo sobre feminilidades com Arya e Sansa Stark da série Game of Thrones

Autores/as

  • Mariana Vargas Gaudenzi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense
  • Angela Dillmann Nunes Bicca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.39101

Palabras clave:

Educação, Pedagogias Culturais, Gênero, Feminilidades, Game Of Thrones.

Resumen

Neste artigo objetivamos problematizar a produção de verdades sobre feminilidades em cenas da série televisiva Game Of Thrones em que aparecem as personagens Arya Stark e Sansa Stark. A partir dos Estudos Culturais pós-estruturalista, que nos permitem a compreensão de que vivemos em uma sociedade imersa em uma vontade de pedagogia que extrapola o ambiente escolar, consideramos os artefatos midiáticos como capazes de praticar pedagogias culturais que buscam moldar sujeitos. Nesse artigo, conferimos destaque ao modo como Arya e Sansa constituem suas feminilidades ao longo da série assumindo posições-de-sujeito em um discurso de feminilidade que as posiciona segundo à normas vigentes nas quais elas estão socialmente imersas.  Utilizamos estudos de teóricas queer como Butler e Guacira para discutir conceitos de gênero e feminilidades e desenvolvemos uma análise de inspiração foucaultiana. Nosso resultado é uma análise que objetiva refletir sobre o caráter pedagógico de uma série que, ao mostrar para milhões de telespectadores diferentes possibilidades de ser mulher, produz questionamentos, tensionamentos e atualizações dentro de um discurso supostamente natural, mas que pode ser ressignificado justamente por ser discursivo e cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Vargas Gaudenzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense

Bacharel em Comunicação Social e Mestre em Educação

Angela Dillmann Nunes Bicca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense

Mestre e Doutora em Educação

Publicado

2022-10-18

Cómo citar

Gaudenzi, M. V. ., & Bicca, A. D. N. . (2022). Aprendendo sobre feminilidades com Arya e Sansa Stark da série Game of Thrones. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 34–55. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.39101

Número

Sección

Artigos