Translinguagem e interculturalidade na educação linguística crítica: entre concepções e articulações

Autores/as

  • Jossane Rodrigues de Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas http://orcid.org/0000-0003-4273-9789
  • Barbra Sabota Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas http://orcid.org/0000-0002-3100-259X

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38392

Palabras clave:

Translinguagem. Interculturalidade. Educação Linguística Crítica. 

Resumen

Neste artigo discutimos algumas concepções teóricas sobre língua e translinguagem buscando traçar uma relação com a interculturalidade considerando o cenário da educação linguística crítica. Nosso objetivo é, a partir de nosso local de fala, problematizar esses termos e compreender em que medida eles se relacionam em um ambiente que promova a educação linguística crítica propondo alguns exercícios de mobilização de saberes dentro desta perspectiva. Na realização dessas problematizações, inicialmente, apresentamos e discutimos separadamente os dois conceitos, relacionando-os à educação crítica de línguas. Em um segundo momento, apontamos as convergências entre os termos em busca de encaminhamentos para nossas praxiologias. Este é um estudo bibliográfico qualitativo interpretativista (ERICKSON, 1986), elaborado por meio de autores/as primordiais para a ampliação do entendimento desta interrelação. Referente às concepções de língua e translinguagem, trazemos para o debate autores/as tais como Canagarajah (2013), Garcia (2016; 2017), Kramsch (2019), Sequeira (2016), Munsberg e Silva (2018). Os estudos sobre cultura e interculturalidade (crítica) passam por Candau (2002), Kubota (2014), Risager (2006), Walsh (2009), entre outros/as. Finalizamos  apontando exercícios de mobilização de saberes no intuito de contribuir para a percepção de que língua e cultura são indissociáveis para o processo de educação linguística crítica.

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Biografía del autor/a

Jossane Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas

Jossane Oliveira é formada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas (2018) pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (UEG/CSEH). Durante o curso, foi professora de inglês no Centro de Idiomas do CSEH e bolsista de iniciação científica da CNPq, pesquisando no viés das perspectivas críticas, letramentos críticos, educação linguística crítica, linguística aplicada crítica. Ingressou como aluna do Programa de Pós - Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT) em 2020, e continua pesquisando na mesma perspectiva, ampliando suas leituras nos letramentos críticos, sobretudo digitais. Jossane participa do grupo de estudos INTEGRA - Perspectivas Críticas em Educação Linguística e Letramentos. É membro do grupo de Pesquisa
Perspectivas Críticas em Educação Linguística, Letramentos e Discurso cadastrado no CNPq. Trabalha como professora de inglês na escola de línguas "What's Up Language Course" e está em processo de conclusão de uma especialização em Docência da Língua Inglesa pela UniEVANGÉLICA - Centro Universitário. Faz traduções de Resumos/Abstracts e Artigos, tendo experiência nessa área.

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas

Barbra Sabota é professora efetiva (RTIDP) na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas desde 2004. Leciona as disciplinas: Língua Inglesa e Estágio Supervisionado de língua inglesa no curso de Letras (Português – Inglês). Na pós graduação atua no PPG-IELT com pesquisas sobre Letramentos Críticos, sobretudo digitais e leciona a disciplina Processos pedagógicos, mediação e tecnologias. Concluiu seu pós doutorado em Linguística Aplicada na UnB (2014), Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras da UFG. Graduou-se em Letras Português e Inglês em 1997 pela UFG e fez um curso de aperfeiçoamento na Universidade de Cambridge em Language Literature and Arts (1999). Coordena, em parceria com os colegas pesquisadores prof dr Ariovaldo Lopes Pereira, prof Dr Sostenes Cezar de Lima e profa dra Viviane Pires Viana Silvestre, o grupo de estudos Integra - Perspectivas Críticas em Educação Linguística e Letramentos. É membro do grupo de estudos Transição e do grupo de Pesquisa Perspectivas Críticas em Educação Linguística, Letramentos e Discurso cadastrado no CNPq.

Publicado

2021-01-26

Cómo citar

Oliveira, J. R. de, & Sabota, B. (2021). Translinguagem e interculturalidade na educação linguística crítica: entre concepções e articulações. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 384–406. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38392

Número

Sección

Dossiê