Os usos sociais dos aplicativos de relacionamento: intersecções entre gênero, sexualidade e raça no Recôncavo Baiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37509

Palavras-chave:

Aplicativos de Relacionamento, Masculinidades, Homossexualidades, Relações Raciais, Recôncavo Baiano

Resumo

O presente artigo remonta às discussões teóricas e empíricas realizadas após a conclusão de uma pesquisa social desenvolvida entre 2017-2019, que culminou na construção de uma dissertação de mestrado em ciências sociais intitulada De olho no boy: identidades, consumo e afetividade em aplicativos de relacionamento. O principal eixo desta investigação gira em torno da análise do usos sociais dos aplicativos de relacionamento (Grindr, Hornet e Scruff) por homens gays e bissexuais residentes nas diversas cidades que compõem o Recôncavo Baiano, região circundante à Baía de Todos-os-Santos. A análise, sobretudo, evidencia os aspectos identitários desses usuários (gênero, sexualidade, geração e raça), as relações de poder e consumo estabelecidas por meio dessas plataformas e a estruturação de um campo social, simbólico e afetivo para o grupo social em questão, através das diversas interações desenvolvidas nos referentes locais on-line. Na medida em que promove a reconstituição das argumentações preponderantes da pesquisa, este artigo também procura explicitar as diferenças presentes no uso dessas tecnologias a partir do contexto interiorano, em comparação com as mesmas negociações homoafetivas estabelecidas na capital baiana e demais centros urbanos no país, e como esses marcadores regionais influenciam, diretamente, no arcabouço estrutural desse campo e as suas respectivas práticas socioafetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Vieira de Oliveira Paranhos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (PPGCS/UFBa). Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS/UFRB - 2019). Graduado no Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB - 2016). Integrante dos grupos de pesquisa: Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS - UFRB) e Laboratório de Humanidades Digitais (LabHD – UFBa). Interessado nas áreas: Cultura, Afetividade e Consumo; Cibercultura e Humanidades Digitais; Mídias Digitais e Homossociabilidades.

Maria Salete de Souza Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde é Professora Associada II, e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB) e pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB). Membro do Comitê Editorial do periódico Arquivos do CMD (UnB). Interessada nas áreas: Sociologia da Cultura; Cultura, Gosto e Consumo; Memória; Memória e Imagem; Teoria Social.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Paranhos, M. A. V. de O., & Nery, M. S. de S. (2021). Os usos sociais dos aplicativos de relacionamento: intersecções entre gênero, sexualidade e raça no Recôncavo Baiano. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(4), 200–227. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.37509

Edição

Seção

Dossiê