Feminismo e Ativismo Negro na Amazônia Tocantina: entrevista com Clarice Almeida dos Santos
Palabras clave:
Ativismo negro, feminismo negro, Amazonia TocantinaResumen
O diálogo com a estudante universitária e ativista negra Clarice Santos ocorreu em 22 de julho de 2019, em meu gabinete de trabalho, na Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, com intuito inicial de compor um banco de entrevistas para um trabalho que viso desenvolver sobre militância de mulheres negras na Amazônia Tocantina, região Norte do Brasil. A escolha por entrevistar a estudante ocorreu, a priori, pela admiração que mantenho por ela e sua militância e pela tentativa em entender como novas gerações de mulheres negras, entre as quais Clarice se encontra, vêm construindo suas trajetórias de enfrentamento ao machismo, homofobia, racismo e preconceito de toda ordem, existente dentro e fora da Universidade. A conversação seguinte tenta buscar, na narrativa da acadêmica Clarice, algumas dessas respostas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.