Feminismo e Ativismo Negro na Amazônia Tocantina: entrevista com Clarice Almeida dos Santos

Autores/as

  • Deusa Maria De Sousa Universidade Federal do Pará - UFPA

Palabras clave:

Ativismo negro, feminismo negro, Amazonia Tocantina

Resumen

O diálogo com a estudante universitária e ativista negra Clarice Santos ocorreu em 22 de julho de 2019, em meu gabinete de trabalho, na Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba, com intuito inicial de compor um banco de entrevistas para um trabalho que viso desenvolver sobre militância de mulheres negras na Amazônia Tocantina, região Norte do Brasil. A escolha por entrevistar a estudante ocorreu, a priori, pela admiração que mantenho por ela e sua militância e pela tentativa em entender como novas gerações de mulheres negras, entre as quais Clarice se encontra, vêm construindo suas trajetórias de enfrentamento ao machismo, homofobia, racismo e preconceito de toda ordem, existente dentro e fora da Universidade. A conversação seguinte tenta buscar, na narrativa da acadêmica Clarice, algumas dessas respostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deusa Maria De Sousa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina ( UFSC, 2011). Mestra em História (área de concentração Estudos Históricos na América Latina) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2006), e Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2003). Atuou como consultora técnica na CEMDP (Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos) da SDH-PR (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) no Grupo de Trabalho Araguaia entre 2012-2013, e como pesquisadora no Grupo de Trabalho Araguaia da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entre agosto e dezembro de 2014. É professora Adjunta da UFPA, desde 2015, no Campus do Baixo Tocantins, com atuação nas áreas de: Educação do Campo, Memórias, Relações étnico-raciais, Ensino de História, Ditadura na Amazônia, Movimentos Sociais e Religiosidade na Amazônia Tocantina .

Publicado

2020-10-15

Cómo citar

De Sousa, D. M. (2020). Feminismo e Ativismo Negro na Amazônia Tocantina: entrevista com Clarice Almeida dos Santos. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(2), 83–96. Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/37438

Número

Sección

Entrevistas