Miradas múltiplas ao aborto legal no Uruguai contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.30784Resumen
Este artigo se dispõe a refletir sobre o aborto legal no Uruguai, partindo de seu processo histórico e de sua prática contemporânea, recuperados e tecidos por múltiplos olhares. Olhares aqui a serem explorados e postos em relação, com o objetivo de se complexificar um fenômeno social para além das leis. Dessa maneira, o artigo contempla as perspectivas de feministas, divergentes entre si a depender da geração e foco de atenção, e de profissionais de saúde envolvidos com o reconhecimento do aborto legal no país. Por ser essa sua leitura, figura com uma importante leitura de umas das leis mais avançadas sobre aborto na América Latina, que acontece, entretanto, a partir de sua vida social e das bocas dos que acompanham esses processos em sua materialidade. Para tanto, recorre a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico empreendida em Montevideo durante os meses de janeiro e fevereiro de 2019.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.