Contribuições da antropologia para formação de estudantes de medicina durante o módulo de obstetrícia

Autores/as

  • Fernanda Beatriz Maciel UFBA
  • Hebert Luan Pereira Campos dos Santos UFBA
  • Paulo Rogers Ferreira UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i4.29697

Palabras clave:

obstetrícia, educação superior, recursos humanos em saúde, antropologia, parto humanizado.

Resumen

Este estudo visa contribuir para uma reflexão sobre o contexto da formação em obstetrícia, enquanto área integrante da graduação médica, instigada à luz da introdução da antropologia no processo de aprendizagem. Para alcançar este objetivo, decidiu-se dividir este artigo em seções. A primeira tratou do processo de inserção da antropologia durante a formação dos discentes em medicina no semestre que possui como Eixo Temático Concepção e Nascimento, refletindo sobre os desafios que envolvem o aprender a relativizar práticas que se alicerçam na Medicina Baseada em Evidências (MBE). Posteriormente, em uma segunda seção, discutirá as reflexões suscitadas por uma experiência vivenciada durante atividade prática com um grupo de mulheres ativistas frente à causa do parto humanizado e a maternidade ativa. Por fim, em uma última seção, a possibilidade de uma reorientação do olhar sobre os aspectos culturais que envolvem a concepção, o nascimento, a mulher e o seu corpo.

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Biografía del autor/a

Fernanda Beatriz Maciel, UFBA


Bacharela em Saúde pela Universidade Federal Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e graduanda em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde

Hebert Luan Pereira Campos dos Santos, UFBA

Bacharel em Saúde pela Universidade Federal Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e graduandO em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde

Paulo Rogers Ferreira, UFBA

Professor Adjunto no Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Antropologia pela Université Laval, Canadá (2016), onde foi bolsista do Canadian Centre for Health and Safety in Agriculture (CCHSA) com sede na University of Saskatchewan, Canadá.

Publicado

2019-12-26

Cómo citar

Maciel, F. B., Pereira Campos dos Santos, H. L., & Rogers Ferreira, P. (2019). Contribuições da antropologia para formação de estudantes de medicina durante o módulo de obstetrícia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(4), 148–161. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i4.29697