Meninos negros vão ao cinema: inovações nas representações cinematográficas como reinvenção das estéticas negras

Autores/as

  • Marco Aurélio Correa

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.29275

Palabras clave:

Meninos negros, representação, cinema, educação.

Resumen

A intenção desse texto é propor reflexões que possam ajudar a ressignificar a posição social imposta aos meninos negros de marginalidade. Dentro das escolas, essas marginalizações acompanham os meninos negros que tem as suas identidades sempre desafiadas por estes estigmas de bagunceiros, desinteressados e incapazes ocasionando a descrença de professoras e professores em suas capacidades, possibilitando assim o fracasso escolar. O objetivo deste texto é denunciar e criticar estas abordagens sobre os meninos negros, mas também ressaltar a sua pluralidade como indivíduos múltiplos e heterogêneos entre si, rompendo assim com esta homogeneização que os subjuga como pequenos marginais ou então como incompetentes. Mostrando o cinema como forte artefato para se questionar representações históricas calcadas no racismo, propondo uma outra pedagogia para estas abordagens sobre os meninos negros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Correa

Graduado em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2019-10-15

Cómo citar

Correa, M. A. (2019). Meninos negros vão ao cinema: inovações nas representações cinematográficas como reinvenção das estéticas negras. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(2), 216–230. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.29275