Movimento LGBT e Partidos Políticos: construindo uma agenda de pesquisas

Autores/as

  • Cleyton Feitosa Pereira Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.23799

Resumen

Desde a redemocratização do Brasil, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) atuam nos partidos políticos e na política institucional visando à transformação social e a conquista de direitos. Com o advento das políticas públicas de direitos humanos LGBT e a transformação da agenda LGBT em “questão de Estado” a partir do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), intensificou-se a presença de LGBT nos partidos políticos visando a implementação de distintos projetos políticos na esfera estatal. Este ensaio pretende fazer um levantamento das principais produções acadêmicas que investigaram as conexões entre o Movimento LGBT e os Partidos Políticos no Brasil, observando seus recortes e achados e projetando novas agendas de pesquisa neste recente campo teórico e político.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleyton Feitosa Pereira, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília - UnB com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco - PPGDH/UFPE. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO atuando na organização da 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT (2016); Membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT - CNCD/LGBT (2015); Tutor no curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFPE - EEDH/UFPE (2014-2015) e Assessor de Políticas LGBT da Prefeitura Municipal de Caruaru (2013-2014). É membro dos grupos de pesquisa (CNPq) 'RESOCIE - Repensando as Relações entre Sociedade e Estado' (Doutorado), 'DIVERSIONES - Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade' (Mestrado) e 'Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina' (Graduação).

Publicado

2017-12-21

Cómo citar

Pereira, C. F. (2017). Movimento LGBT e Partidos Políticos: construindo uma agenda de pesquisas. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(4), 121–132. https://doi.org/10.9771/cgd.v3i4.23799

Número

Sección

Ensaios