O Corpo Marcado: a construção do discurso midiático sobre Zika Vírus e Microcefalia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v3i2.22125Resumen
O artigo analisa a forma pela qual as notícias referentes à epidemia do Zika Vírus e sua relação com a microcefalia foram apresentadas em plataformas digitais. Interpretamos os sentidos inscritos e a multiplicidade de discursos no que diz respeito às representações de gênero e suas imbricações sobre a saúde reprodutiva das mulheres. Utilizamos como fonte de investigação as Revistas Época e Carta Capital, e o Jornal Folha de São Paulo em suas versões on-line. Os resultados apontam diferentes vieses ideológicos na construção das notícias, constituídos a partir de discursos religiosos, morais, científicos e políticos, envolvendo temas como saúde, saneamento ambiental, violências institucionais contra as mulheres e crianças vítimas da microcefalia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.