REFLETINDO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE EM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE IRATI/PR.
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v1i1.13706Resumen
O presente artigo tem como propósito tecer reflexões sobre experiência de formação continuada realizada com os/as educadoras/as do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs) de Irati-PR, tendo como recorte temático o processo de construção de masculinidades e feminilidades no ambiente escolar. A metodologia do estudo foi qualitativa, consistindo em roda de conversa com os/as educadores problematizando os conceitos gênero, identidade, orientação sexual, identidade de gênero, homofobia e diversidade através de estudos de casos, filmes e dinâmicas que refletissem sobre abordagens e estratégias de intervenção no respeito a singularidade de cada sujeito. Esse trabalho foi desenvolvido com base em uma atividade de intervenção, proposta como parte integrante do último módulo do Curso de Aperfeiçoamento em “Gênero e Diversidade na Escola (GDE)” pela Universidade Federal do Paraná.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.