Trajetórias de vida de mulheres idosas militantes na construção do movimento feminista
Keywords:
Mulheres idosas, Militância social, Narrativas, Movimento feministaAbstract
Esta escrita é parte de uma investigação realizada com mulheres idosas militantes feministas da cidade de Pelotas/RS, Brasil. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que buscou conhecer o processo de construção do movimento feminista da cidade, a partir da abordagem metodológica advinda da pesquisa biográfica, tendo as narrativas das mulheres que participaram na época como principal ferramenta. Apostou-se na construção de um campo de pesquisa interdisciplinar e interseccional que permitiu, a partir do trabalho de coleta, sistematização e análise dos depoimentos, identificar as trajetórias de vida e militância das mulheres idosas participantes, constituindo diversas categorias de análise, como família, formação, trabalho e militância. Neste artigo traremos narrativas de sete mulheres participantes. Todas possuem atualmente mais de 60 anos de idade e tiveram atuações reconhecidas como importantes na construção do que hoje podemos chamar de movimento feminista na cidade. Nosso recorte para este texto se limita a desenvolver as categorias formação e trabalho; e militância no movimento social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos de Gênero e Diversidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.