Do útero solitário aos úteros solidários
A odisseia de uma mulher cuidadora
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i1.38075Keywords:
Dispositivos, Gênero, Saúde mentalAbstract
Este trabalho visa analisar o percurso de uma mulher e de seu filho com problemas relacionados ao consumo de substâncias psicoativas e com trajetória marcada por conflitos com a lei e passagens no Sistema de Justiça. Ambos foram acompanhados pela equipe multidisciplinar de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas no âmbito do Governo do Distrito Federal. Por meio do processo de ressignificações desta mãe, por meio da psicoterapia, foi possível acessar elementos para reflexão sobre o mito do amor materno, os possíveis arranjos de maternidade, as configurações de conjugalidade e os potenciais silenciadores nesta dinâmica. Além disso, também foram foco de discussão a processualidade de reinvenção da mesma enquanto mulher, mãe e ser humano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos de Gênero e Diversidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.