O livro antirracista do Mês da História Negra no Québec no ano de 2019
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i2.33789Keywords:
Livro, Québec, Racismo, AtivismoAbstract
Durante o mês de fevereiro, comemora-se, na América do Norte, particularmente nos Estados Unidos e no Canadá, a história das populações negras. Assinalado como Mês da História Negra [Black History Month, em inglês, e Mois de l’Histoire des Noirs, em francês], esse período de comemorações, marcado por uma série de eventos políticos e culturais que discutem as questões raciais em seus diferentes aspectos e intersecções, foi o contexto de lançamento do livro 11 brefs essais contre le racisme: pour une lutte systémique [em português: 11 breves ensaios contra o racismo: por uma luta sistêmica], organizado por Amel Zaazaa e Christian Nadeau (2019). Em 2019, o tema da campanha promovida pelo Governo do Canadá foi: “Os jovens canadenses negros: sem limites, enraizados e orgulhosos”[1](QUÉBEC, 2019).Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.