Olhando para os lados: rascunhando sobre presenças, sentidos e experiências em torno ao aborto através de uma pesquisa militante
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.30615Keywords:
aborto, pesquisa militante, feminismos, heterogeneidades, saberes.Abstract
Nesse texto, a partir de uma pesquisa militante que ainda está em andamento, mas que conta com participações em eventos, sobretudo, entre os anos de 2016 e 2018, busquei trazer alguns questionamentos às ações e discursos sobre aborto realizados durante tais atividades. A colocação de tais questionamentos foi desenvolvida de mãos dadas com os lugares sociais e as posições políticas desde os quais esses foram colocados, buscando trazer contribuições para historicizá-los nas constituições feministas, em nossa formação social e política latino-americana e brasileira. Tendo em vista o fortalecimento das práticas e articulações feministas, e a ampliação de nossas percepções sobre as presenças, os sentidos dados e as experiências que têm alimentado os campos feministas em relação ao aborto nesses contextos, busquei desnaturalizar a existência de uma única narrativa feminista sobre o aborto, que geralmente tem como referência sujeitas/os/xs e suas experiências compreendidas em territórios e historicidades nor-eurocêntricas, desprezando as contestações e disputas resultantes das desigualdades sociais presentes em nossas realidades.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.