Fórum Aborto Legal do RS: relato de experiência de uma estratégia para a garantia dos direitos das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.30613Keywords:
Aborto Legal, Direitos da Mulher, Acesso aos Serviços de Saúde, Violência de Gênero, Saúde Pública.Abstract
Objetivo: O objetivo desse trabalho é relatar a experiência do Fórum Aborto Legal do RS como uma ação estratégica para a garantia do acesso ao aborto previsto em lei em âmbito estadual. Metodologia: Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que busca compartilhar as ações e os resultados produzidos. Resultados: Entre os principais resultados temos a realização de três Colóquios com abrangência estadual e grande sucesso de público - 2016, 2017 e 2018; a inserção de conteúdos e práticas ligados ao aborto legal em cursos da área da saúde, como enfermagem, medicina e psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); reuniões entre integrantes do Fórum e representantes dos serviços de saúde habilitados para o atendimento ao aborto legal; e a ampliação do grupo de trabalho e de entidades parceiras. Considerações Finais: O Fórum Aborto Legal do RS vem se constituindo como um importante espaço de agregação de pessoas e instituições comprometidas com a garantia do direito das mulheres ao aborto legal. Além disso, vem obtendo êxito na construção de uma plataforma de estratégias para avançar no enfrentamento da falta de acesso ao aborto legal no Brasil, discutindo-a como um problema de saúde pública.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.