Resguardo de mulheres da etnia Kambiwá: cuidados culturais
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i4.28418Keywords:
Saúde Reprodutiva, Etnia e Saúde, Mulheres Indígenas, Cuidados de Enfermagem, Saúde da MulherAbstract
Objetivamos descrever os cuidados culturais no pós-parto de mulheres da etnia Kambiwá. Utilizou-se da etnoenfermagem, como proposta metodológica e da Teoria Transcultural do Cuidado. A pesquisa atendeu recomendações éticas na qual participaram 20 mulheres indígenas da etnia Kambiwá, aldeadas em Ibimirim, Pernambuco. O pós-parto (resguardo) é cercado por cuidados dirigidos à higiene pessoal, segundo um “ritual” que inclui: tempo determinado para a lavagem da cabeça, e a genitália; uso de fitoterápicos na forma de infusões autoadministradas em banhos de assento para limpar o útero; ingestão de chás; restrição de atividades físicas e laborais, com consequente delegação desse trabalho doméstico a parentes e manejo das mamas para evitar complicações, ou interromper a lactogênese em caso de morte neonatal, inscritas em práticas ritualísticas e simbólicas. O resguardo das mulheres indígenas Kambiwá inclui práticas de autocuidado que as empodera de um saber cultural, transmitido transgeracionalmente na manutenção das condições de saúde e valores próprios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.