A Aula-entrevista como instrumento didático: um olhar para as diversidades

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.28042

Keywords:

Aula-entrevista. Alfabetização. Diversidade sociocultural. Didática

Abstract

A escola precisa ser transformada, verdadeiramente reinventada, afim de que ela esteja adaptada ao contexto social, moderno e atual passando por profundas mudanças e exigirá, portanto, dos professores uma proposta mais flexível e plural, com uma atenção mais personalizada para os estudantes. Neste sentido, o presente relato de experiência objetiva trazer uma discussão sobre a importância atribuída a Aula-entrevista pelo/a professor/a alfabetizador/a e que uso ele realiza desse instrumento didático, mostrando os possíveis encaminhamentos lógicos e dramáticos que ele pode proporcionar. A Aula–entrevista é um dos instrumentos didáticos criados pelo Grupo de Estudos Sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), Organização não Governamental, que trabalha com a formação continuada de professores alfabetizadores. Segundo Freitag (2011), a proposta do GEEMPA concretiza na prática o construtivismo de Piaget, dando um sentido didático para as elaborações teóricas de Ferreiro e Teberosky (1988). No contexto da alfabetização, a Aula-entrevista oportuniza um encontro individual entre professor e aluno possibilitando diagnosticar a zona de aprendizagem acerca da leitura e da escrita, ou seja, as hipóteses de pensamento do aluno. Para o professor, este instrumento permite orientar seu trabalho pedagógico, ao conhecer o universo cultural e as particularidades de cada um para lidar com a diversidade sociocultural presente na sala de aula.

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Author Biography

Candy Marques Laurendon, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Colaboradora, Pos-doutoranda do Programa de Pos-graduação de Psicologia Cognitiva da UFPE

Published

2018-09-14

How to Cite

Maffini, S. F., & Laurendon, C. M. (2018). A Aula-entrevista como instrumento didático: um olhar para as diversidades. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(3), 155–165. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i3.28042

Issue

Section

Dossiê