A Imigração da Noiva Japonesa ao Brasil, após a Segunda Guerra Mundial: Entrevistas com os homens que acolheram as noivas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v4i1.23443Keywords:
Jovem Imigrante Solteiro. Brasil e Japão. Descendentes de Japoneses.Abstract
Este artigo apresenta parte do resultado de uma pesquisa realizada no Brasil em 2013, o qual reuniu narrativas orais de imigrantes japoneses, homens e mulheres, que experienciaram o fenômeno do casamento arranjado por cartas. Será apresentada a perspectiva dos jovens que imigraram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial para receber as suas noivas. Será descrita a situação dos jovens que desejavam uma noiva de “nacionalidade japonesa” e sobre a escolha das companheiras, onde ambos os imigrantes, pré e pós-guerra, pareciam rejeitar fortemente a “integração” com o Brasil, incluindo até mesmo aqueles, que estavam dispostos a permanecer aqui permanentemente. Poucos optaram por brasileiras nativas, ficando claro esta primazia em relação à etnia japonesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.