As Relações entre gênero, prostituição e saúde mental:

A mulher transgênero em situação de vulnerabilidade social no Brasil

Autores

  • Rafael de Lima Kurschner Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). https://orcid.org/0000-0002-5424-8744
  • Jaime Ventura da Silva Junior Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG)
  • Denilson Pereira Sotel Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
  • Juliane Mayer Grigoleto Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)
  • Carolina Spack Kemmelmeier Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Direitos humanos. Direito do trabalhado. Gênero. Saúde mental.

Resumo

O objetivo desse trabalho é propor reflexões relacionadas às relações entre gênero, trabalho e prostituição, no que tange à saúde mental da mulher transgênero em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Nesse contexto, nota-se que as mulheres transgênero são vítimas de violências, e por condições socioeconômicas desfavoráveis acabam enfrentando a prostituição enquanto forma de sobrevivência, que acarreta condições degradantes de existência, gerando impacto negativo à saúde mental. Dessa forma, esse trabalho está dividido em três eixos, o primeiro destinado às definições de mulher transgênero e a realidade enfrentada no processo trabalhista, o segundo trata das condições de existência de mulher transgênero, pautando os direitos humanos e o capitalismo, e o terceiro visa refletir a respeito da saúde mental da mulher transgênero no contexto de prostituição, e as vulnerabilidade sociais que tal prática abarca. Esse trabalho é desenvolvido sob a metodologia de pesquisa bibliográfica e jurisprudiencial, das decisões proferidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, entre 2020 e 2022, tratado de assédio moral. Diante disso, espera-se conhecer as demandas relacionadas às mulheres transgênero no Brasil, no contexto de trabalho, prostituição e saúde mental, visando subsidiar o debate sobre as relações entre o gênero, trabalho, prostituição e saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Lima Kurschner, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Graduando em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa PSICOLABOR - Psicanálise, Dialética e Direitos Sociais (Universidade de São Paulo - USP). Membro do Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe (Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA). Membro da Clínica de Direitos Fundamentais Sociais e Migração (UNIOESTE).

Jaime Ventura da Silva Junior, Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG)

Graduando de Medicina no Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). Presidente da Liga Acadêmica de Habilidades Médicas (LAHAMED). Presidente da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetricia (LIAGO). Monitor da disciplina de Ginecologia e Obstetricia do curso de Medicina do Centro Universitario Assis Gurgacz (FAG).

Denilson Pereira Sotel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Granduando em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Juliane Mayer Grigoleto, Faculdade Autônoma de Direito (FADISP)

Doutoranda em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisadora Voluntária do Observatório de Gênero e Diversidade da América Latina e Caribe (UNILA). Foi membro do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Carolina Spack Kemmelmeier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora adjunta do curso de direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professora convidada no programa de pós-graduação latu sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

de Lima Kurschner, R., Ventura da Silva Junior, J. ., Pereira Sotel, D. ., Mayer Grigoleto, J., & Spack Kemmelmeier, C. . (2024). As Relações entre gênero, prostituição e saúde mental: : A mulher transgênero em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/55205

Edição

Seção

Gênero e Sexualidade: novas perspectivas e intersecções sobre experiências i