O perfil dos usuários da PrEP no Brasil:

Um estudo exploratório do Painel PrEP de 2018 a 2023

Autores

Palavras-chave:

Profilaxia Pré-Exposição, Prevenção ao hiv, hiv

Resumo

Este trabalho se propõe a traçar o perfil dos usuários da Profilaxia Pré-Exposição a partir dos dados disponíveis no Painel PrEP, de 2018 a 2023. A coleta dos dados foi realizada nos meses de fevereiro e abril de 2023. O painel tem como objetivo divulgar informações sobre a dispensação e o uso da PrEP no Brasil. A PrEP é um composto de tenofovir e entricitabina utilizada para como prevenção ao hiv, a ingestão diária do comprimido reduz em 96% o risco de infecção. Distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde na versão oral de uso diário, a profilaxia é uma possibilidade de controle da epidemia concentrada de hiv e o aumento no número de novas infecções. A partir de 2022, considerando o atual cenário da epidemia no Brasil, os jovens e adolescentes passam a ser considerados uma população prioritária. Atualmente, o acesso à tecnologia preventiva está restrito à uma população de gays e outros HSH (82,8%), branca/amarela (56,2%), com mais de 12 anos de escolaridade (76,9%), entre 25 e 39 anos (65,7%%) residentes em médios e grandes centros urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayllon Lyggon de Sousa Oliveira, Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás

Doutor e Mestre em Comunicação pela Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal de Goiás. Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Araguaia. 

Suely Henrique Aquino Gomes, Universidade Federal de Goiás

Professora titular aposentada da Universidade Federal de Goiás. Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999); mestrado em Automação de Biblioteca - University College London (1991) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1987), Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Comunicação, Cidadania e Cultura (PPGCOM/FIC), atuando nas linhas de pesquisas Midia e cultura e Mídia e Informação. Lider do grupo de pesquisa Olhares - Corpo, subjetividade, ciência.

Deyvisson Pereira da Costa, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutor em Comunicação (UFMG/2014), mestre em Comunicação (UFG/2009), especialista em Comunicação e Saúde (Fiocruz/2006) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFJF/2005). Docente na UFMT, Campus Araguaia (2009), lidera o grupo de pesquisa Limiar - Estudos de Linguagem e Mídia (2010), integra o Núcleo Libertas de Estudos, Pesquisa e Extensão em Práticas de Liberdade (2020) e atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT) na linha de pesquisa Epistemes Contemporâneas (2021). 

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Lyggon de Sousa Oliveira, M. ., Henrique Aquino Gomes, S. ., & Pereira da Costa, D. (2024). O perfil dos usuários da PrEP no Brasil:: Um estudo exploratório do Painel PrEP de 2018 a 2023. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(4). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54584

Edição

Seção

Artigos