Monstruosas:

Imagens de mulheres cuidadoras em dois curtas brasileiros de horror

Autores

Palavras-chave:

Cinema, Mulheres, Gênero, Cuidado, Horror

Resumo

A limitada participação de mulheres na produção de filmes brasileiros repete uma tendência mundial marcada de obstáculos tanto para mulheres que trabalham atrás quanto para as que estão à frente das câmeras. As imagens no cinema refletem ideais hegemônicos de feminilidade e objetificam a mulher, espetacularizando-a e reificando o lugar de espectador perfeito para o homem. As representações de mulheres cuidadoras, em específico, podem reproduzir concepções dominantes que reforçam uma naturalização dessa função. No cinema de horror, o monstro é preponderante, perturba e evoca nojo no público. Essas figuras se coincidem nos curtas Pra Eu Dormir Tranquilo (2011) e O Duplo (2012) da diretora brasileira Juliana Rojas, onde cuidadoras dominadoras e agressivas se encontram impossibilitadas de manter suas fantasias de identidade, adentrando uma crise representativa que só pode ser resolvida de forma violenta: o tornar-se monstro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Piva Larangeira, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (2018-2023). Bolsista FAPESP (2020-2021) pela Iniciação Científica intitulada "Significados de Cuidado para mulheres familiares de crianças usuárias de um CAPSij". Participante do LICHSS, Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas, Sociais e Saúde (grupo de pesquisa CNPq). É co-apresentadora, co-roteirista e co-editora do podcast "Conexão Cuidado", produzido pelo LICHSS.

Cristiane Gonçalves da Silva, Universidade Federal de São Paulo

É mulher cisgênera e professora da Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, campus Baixada Santista. Co-coordena o Laboratório Interdisciplinar de Ciências Humanas, Sociais e Saúde e o Projeto de Extensão Juventudes e Funk na Baixada Santista: territórios, redes, saúde e educação.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Piva Larangeira, J., & Gonçalves da Silva, C. (2024). Monstruosas:: Imagens de mulheres cuidadoras em dois curtas brasileiros de horror. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53093

Edição

Seção

Artigos