Mulheres e Seus Corpos:

Uma Análise do Percurso das Representações nos Anúncios Publicitários de Bebidas Alcóolicas ao Longo das Décadas

Autores

Palavras-chave:

Mulheres, Publicidade, Representações

Resumo

As mulheres foram e são representadas socialmente como mães, donas de casa, trabalhadoras, seja em telenovelas, filmes, anúncios publicitários e outros meios.  O objetivo desta pesquisa é analisar o percurso das representações das mulheres em anúncios de marcas de bebidas alcoólicas veiculadas no Brasil. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa documental em arquivos da mídia buscando por anúncios publicitários de marcas de bebidas alcoólicas, a partir da década de 1930, que foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados apontam que, ao longo das décadas, as representações das mulheres na publicidade de marcas de bebidas alcoólicas acompanharam as mudanças sociais ocorridas, no entanto, concentraram-se na objetificação dos seus corpos que, por sua vez, marcam as diferenças sociais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Durante o período da graduação foi bolsista de ensino realizando monitorias de Matemática, Matemática Aplicada e Matemática Financeira, e extensão realizando atividades administrativas junto ao CENEX da unidade. Participação voluntária no projeto de extensão visitas monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias - Campus Avançado da UFMG, ao projeto Consultorias a Micro e Pequenas Empresas e ao projeto de pesquisa Inovação e Desenvolvimento em Montes Claros/MG: Um Estudo Qualitativo conforme o Triple-Helix Model. Tem experiência na área de Administração, com ênfase ao setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal e desenvolvimento de pesquisa nos seguintes temas: tripla hélice, inovação, mineiridade, desenvolvimento local e comida. Atualmente realiza mestrado em Administração na Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade com previsão de conclusão em dezembro de 2022

Cíntia Rodrigues Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP - linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Bolsista Produtividade CNPq Nível II. Visiting Fellow na Faculty of Business and Law da Open University, Milton Keynes, UK. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2002). Pós-doutorado em Administração na FGV/EAESP, pesquisando métodos visuais em Estudos Organizacionais. Professora Associada dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia(UFU) e Líder do Grupo de Estudos em Culturas, Organizações e Sociedade. Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (2021-2024). Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado da UFU (2017-2020). Editora Associada Científica da Revista de Administração de Empresas (RAE), Editora Associada da Revista Organizações & Sociedade, Editora Associada da BAR. Coordenadora do Comitê Científico da divisão de EOR (2021-2023). Membro do Conselho Editorial da RIGS, e integrou o Coletivo Editorial da RBEO no período de 2015 a 2017. Interesses de pesquisa em Estudos Organizacionais, priorizando os temas gênero, cultura e poder, discursos organizacionais, crimes corporativos e o lado sombrio das organizações, com aporte teórico das tradições pós, em pesquisas de natureza qualitativa, com foco em pesquisas online, na sociologia e antropologia visual.

Verônica Angélica Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Visiting Professor na University of Lincoln, Reino Unido. Pós-doutora pelo Departamento de Marketing e Supply Chain da University of Tennessee, nos Estados Unidos, com apoio da CAPES. Professora Associada da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, atua na Graduação, Pós-graduação lato sensu (MBA) e nos Programas de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) em Administração e em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional). Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1999), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2008), com Doutorado sanduíche (PDEE/CAPES) na Harper Adams University, na Inglaterra. Tem experiência de pesquisa nas áreas de Administração, Engenharia de Produção e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de marcas, marcas próprias, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de canais, inovação e novas tecnologias, negociação, visão sistêmica, conflitos e contratos.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Soares, D. C., Oliveira, C. R. ., & Freitas de Paula, V. A. (2024). Mulheres e Seus Corpos:: Uma Análise do Percurso das Representações nos Anúncios Publicitários de Bebidas Alcóolicas ao Longo das Décadas . Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52518

Edição

Seção

Artigos