Gênero e interseccionalidade na formação superior brasileira

Alguns apontamentos

Autores

Resumo

Esse texto procura trazer algumas reflexões e dados estatísticos acerca da presença de mulheres na ciência no Brasil, tanto no que se refere ao número de matrículas, cursos mais escolhidos e o quantitativo de mulheres concluintes. Para a construção dos dados estatísticos foram utilizadas informações disponibilizadas pelo site IBGE. A carência de dados oficiais relacionados com a questão da interseccionalidade de gênero e raça dificultou o levantamento de algumas dessas informações, porém não impediu uma análise inicial. Por fim o texto traz algumas questões a serem consideradas, como a necessidade de mais demandas censitárias, no sentido de tentar promover políticas públicas voltadas para o ingresso e permanência de mulheres, sobretudo mulheres negras e pobres, nas IES, principalmente em cursos de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Oliveira Ramos dos Passos, UEMG- Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Educação e Formação Humana - PPGE/FaE-UEMG. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Tessituras de nós: núcleo de estudos, pesquisa e extensão em gênero, sexualidade e educação. Além de integrar os Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociologia e Filosofia (NEPESF) e História da Educação (NEPHE). Membro do corpo editorial da Revista Educação em Foco (PPGE / FaE / UEMG). É Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: História - Mundos do trabalho e História das Mulheres - Teoria Sociológica, Educação e Gênero.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Carmo, R. J. do, & Oliveira Ramos dos Passos, D. (2024). Gênero e interseccionalidade na formação superior brasileira : Alguns apontamentos. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(4). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52162

Edição

Seção

Artigos