Abordagem das temáticas de sexualidades na prática escolar do ensino médio

Limites e possibilidades

Autores

  • Paula Candido Cunha Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4302-2993
  • Martina Bruxel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.46878

Palavras-chave:

Sexualidade, Adolescência, Sexualidade na adolescência, Educação sexual na escola

Resumo

Pesquisa qualitativa descritiva com objetivo de compreender os limites e possibilidades de docentes de ensino médio em abordar a temática da sexualidade na escola. Os dados foram coletados em 2020 sendo tratados com a Análise de conteúdo, dando origem a três categorias: Desconhecimento ou não reconhecimento de outras sexualidades; Práticas pedagógicas em sexualidade; Silenciamentos e resistências. O estudo evidenciou que a sexualidade é tratada como tema transversal no currículo escolar e que docentes reconhecem a ausência de formação para trabalhar a temática. A postura docente frente a temática foi desde a negação e fixação na matriz biológica, até ao reconhecimento da diversidade sexual. As barreiras citadas para trabalhar a sexualidades na escola foram: falta de formação; medo da reação da família; dogmas religiosos e falta de apoio de colegas e/ou direção da escola. Todas/os interferem frente às atitudes preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar. A maioria demonstrou atitudes de resistência frente às tentativas de silenciamento. Ficou evidenciada a necessidade de investimento na formação de docentes do ensino básico, capacitando-as/os para assumir a educação sexual como um dos papeis da escola proporcionando uma rede de apoio em uma idade em que dúvidas e questionamentos sobre sexualidade permeiam o universo de adolescentes. 

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Biografia do Autor

Paula Candido Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós graduanda em Ginecologia, Obstetrícia e Saúde Pública. Integrante do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades – Afrodite UFSC.

Martina Bruxel, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades – Afrodite

Gabriela da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em letras Unisul. Especialização em fundamentos da educação Unesc. Mestra em educação Unisul. Doutoranda em educação UFSC. Linha de pesquisa: sujeitos, processos educativos e docência. Grupo de estudos e pesquisas em Educação de Jovens e adultos (EPEJA). Integrante do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades – Afrodite UFSC

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Cunha, P. C., Bruxel, M. ., & Silva, G. da . (2021). Abordagem das temáticas de sexualidades na prática escolar do ensino médio: Limites e possibilidades. Cadernos De Gênero E Diversidade, 7(3), 108–136. https://doi.org/10.9771/cgd.v7i3.46878

Edição

Seção

Dossiê