Vivendo a pandemia na docência
Vozes mulheres no IFRN
Palavras-chave:
Educação Profissional, Igualdade de Gênero, Educação em tempos de Pandemia, Ensino remoto, Tecnologias educacionaisResumo
A realidade da docência durante a pandemia COVID 19 não é necessariamente fácil ou simples para os professores. A educação sofreu um grande impacto no Brasil, tanto pelo isolamento quanto pelas questões políticas e sociais. Para entender como ficaram as mulheres professoras durante esse período, aplicamos um questionário e, utilizando a Análise Textual Discursiva baseada em Moraes e Galiazzi (2006), observamos que as mulheres são atingidas de várias formas. A tripla jornada, que somava atenção ao trabalho externo e interno ao ambiente doméstico se torna mais complexa sem a ida ao local de trabalho. A atenção aos filhos ou aos idosos sob a responsabilidade prioritária das mulheres torna-se constante, sendo dividida, no mesmo ambiente, com as questões do trabalho externo. As relações pessoais tornam-se mais conflituosas, pois a convivência constante no mesmo ambiente gera desgastes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-05-13
Como Citar
Lemos, E. das C., Cavalcante, I. F., & de Almeida, R. P. B. (2022). Vivendo a pandemia na docência: Vozes mulheres no IFRN. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(1), 106–127. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/43244
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Gênero e Diversidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.