Mulheres na Política: Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.42072

Resumo

O objetivo desta revisão sistemática foi analisar a literatura sobre mulheres na política, de maneira a identificar lacunas e oportunidades de pesquisa dessa temática para a área de Administração. A busca por artigos foi realizada nas bases de periódicos Capes, Scielo e Spell, entre os anos de 2014 a 2019, na qual foram selecionados 38 artigos, de acordo com critérios de classificação. Para a análise dos artigos, dividiu-os em quatro categorias, conforme a abordagem deles: participação e (sub) representação de mulheres na política; ações afirmativas para mulheres na política; mulheres na política: liderança e voto feminino; mulheres na política na área de comunicação. Como resultado, verificou-se que a temática ainda é incipiente na produção acadêmica nacional na área de administração, sendo necessária maior atenção para o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcella Barbosa Miranda Teixeira, PUC Minas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC/Minas. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Administração do CEFET/MG. Especialista em Gestão de Negócios na Univiçosa (2016). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é Secretária Executiva da Universidade Federal de Ouro Preto. Interesse nas áreas de Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas e Gênero.

Carolina Maria Mota-Santos, PUC Minas

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Fundação Dom Cabral (2012). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Fundação Dom Cabral (2007). Pós graduada em Docência do Ensino Superior (2001) e Especialização em Novas Tecnologias em Educação e Treinamento (2002). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora do PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas e professora Adjunto IV do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de MG (unidade-Betim). Membro do Conselho Editorial da Revista Economia & Gestão (Qualis B2) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas (2018; 2019; 2020). Líder do NERHURT - Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Programa de Pós-graduação em Administração (a partir de 2019). Possui experiência há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos; avaliação psicológica e orientação profissional.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Teixeira, M. B. M., & Mota-Santos, C. M. (2022). Mulheres na Política: Uma revisão sistemática. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 284–315. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.42072

Edição

Seção

Artigos