Uma análise sobre gêneros descartáveis e corpos matáveis em Manaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.38737

Palavras-chave:

Gênero, Violência, Diversidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise descritiva sobre as informações reunidas a respeito de crimes contra a vida e contra a integridade física de pessoas LGBT em Manaus. Realizou-se um estudo hemerográfico, desenvolvido em quatro etapas, que investigou matérias do caso do homicídio da travesti Paty Santos e do gay João Isac Ismael da Silva, em Manaus, capital do norte do país que tem apontado elevado índice de mortes de pessoas LGBT. Foi possível perceber a recorrente tortura empreendida na execução dos crimes, que se estende no campo virtual das matérias jornalísticas, e que suscita o fortalecimento do próprio conceito de cidadania para as pessoas LGBT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karolline de Andrade Porto, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade do Estado do Amazonas, Especialista em Direito Público-Direito Constitucional e Administrativo e graduada em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2006). Atualmente é Assessora Jurídica de Procurador de Contas - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia pela UFAM. Professor do Programa de pós-graduação em Segurança pública, cidadania e direitos humanos e do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva, ambos da Universidade do Estado do Amazonas. Atua ainda no Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professor do Programa em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. É vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU) e ao grupo de pesquisa "Subjetividades, povos amazônicos e processos de desenvolvimento humano" (CNPq).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Porto, K. de A., Neves, A. L. M. das ., & Ferreira, B. de O. (2022). Uma análise sobre gêneros descartáveis e corpos matáveis em Manaus. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(2), 265–283. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i2.38737

Edição

Seção

Artigos