Pluralizando o gênero e desestabilizando as normas inteligíveis através de uma “leitura diferente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38406

Resumo

Este artigo aborda a diversidade e pluralidade de performances de gênero, fazendo um contraponto à crença dominante de que há apenas uma possibilidade de performance, aquela baseada na cis-heteronormatividade, o que torna as formas “diferentes” de performar gênero invisíveis ou minorizadas. As pessoas que performam identidades de gênero fora do padrão de “normalidade” não têm reconhecido o direito de assumir suas identidades fora da norma cis-heteronormativa. As identidades de gênero aceitáveis ainda são as que estão de acordo com discursos identitários inteligíveis, ou seja, a cis-heteronormatividade é o modelo. O que estiver em desacordo com essa matriz de inteligibilidade não terá reconhecimento. Logo, o que transgredir a base normalizadora, que é a cis-heterossexualidade compulsória, estará sujeito a sanções sociais que da invisibilidade, passando pela minorização, até a punição por meio de violência física e/ou simbólica. Postulamos a necessidade de se pensar o gênero num viés crítico, para que as pessoas possam conhecer e se posicionar de forma consciente e ativa frente aos pré-conceitos da sociedade. Dentre as formas possíveis de reflexão apontamos algumas leituras literárias que problematizam as matrizes inteligíveis cis-heteronormalizadoras e, assim, abrem espaço para se questionar essa normatização, reconhecendo e legitimando as identidades de gênero que a transgridem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ariosvaldo Alixandrino, Universidade Estadual de Goiás.

Possui graduação em Letras - Faculdades Alfredo Nasser(2007). E Pedagogia - Faesp(2011). Pós-graduação em Educação Inclusiva (Fabec-2013). Atualmente é funcionário público na Rede Municipal de ensino da Prefeitura de Goiânia e também na Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Universidade Estadual de Goiás, (UEG).

Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, na Universidade de São Paulo (USP). Professor titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando na graduação e na pós-graduação.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Alixandrino, J. A., & Pereira, A. L. (2021). Pluralizando o gênero e desestabilizando as normas inteligíveis através de uma “leitura diferente”. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 211–232. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38406

Edição

Seção

Dossiê