Educação inclusiva nas políticas de avaliação institucional reflexos no contexto da Universidade Estadual de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38394

Palavras-chave:

Diversidade, Educação Especial e Inclusiva, Política de Avaliação

Resumo

O artigo trata das diretrizes para a educação inclusiva na educação superior e seu reflexo no planejamento, avaliação e resultados da autoavaliação institucional realizada na Universidade Estadual de Goiás. O objetivo geral foi verificar o alinhamento entre os princípios da educação inclusiva com as políticas de avaliação institucional, consolidadas no Relatório de Avaliação Institucional. A questão norteadora buscou responder em que medida as diretrizes da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva reflete nos documentos da avaliação interna da UEG? Na tentativa de realizar a crítica e apontar sugestões, o estudo realizado aplicou a metodologia de análise documental do Relatório Consolidado de autoavaliação do ciclo trienal (UEG, 2015-2017) produzido pela CPA/UEG com base no PDI (UEG/2010-2019). Concluiu-se que as diretrizes condutoras na elaboração da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência foram parcialmente agregadas às políticas de avaliação institucional da UEG.

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Biografia do Autor

Diessyka Fernanda Monteiro, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professora universitária (Fasseb/Faclions), Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Letras (habilitação em Português) pela Universidade Federal de Goiás (2010). Especialista em Linguística pela Faculdade AVM (2016). Especialista em Teologia Sistemática pela Faculdade FAIFA (2015).

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Professora universitária (UEG), Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia da Universidade Estadual de Goiás – PPGIELT - UEG - GO 

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Monteiro, D. F., & Silva, Y. F. de O. e. (2021). Educação inclusiva nas políticas de avaliação institucional reflexos no contexto da Universidade Estadual de Goiás. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 258–285. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38394

Edição

Seção

Dossiê