Inclusão na Educação Superior: uma reflexão sobre as diretrizes curriculares nacionais vigentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38393

Palavras-chave:

Diversidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender como a legislação relativa à educação inclusiva na Educação Superior contribui no sentido de oferecer subsídios legais para a permanência e conclusão da graduação do aluno com alguma deficiência. A questão problema foi: como a legislação que, historicamente, evoluiu para acolher os alunos com necessidades educacionais específicas na Educação Superior trata a condição desse alunado para acompanhar e concluir esse nível de ensino? A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e documental. E, para fundamentar as ponderações aqui retratadas, apresenta-se algumas diretrizes sobre a inclusão na Educação Superior e, ainda, uma revisão bibliográfica a partir de obras de autores como: Mantoan (2003), Mazzota (2011), Januzzi (2012), Reis (2006, 2013), Silva (2017), entre outros. Percebeu-se por meio deste estudo que embora tenham sido criadas diversas políticas públicas no sentido de incluir pessoas com alguma deficiência na Educação Superior, ainda não é possível garantir a permanência e atendimento dos mesmos devido a diversos desafios.

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Biografia do Autor

Norma Maria Passos Vargas, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior, em Administração com ênfase em Marketing e Recursos Humanos, MBA em Marketing e Comunicação Digital. E graduações em Pedagogia e Publicidade e Propaganda. 

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga pela UFG. Professora aposentada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG/Anápolis) e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UEG/Inhumas e no curso de Pedagogia da UEG/Unidade Universitária de Inhumas. E-mail: marlenebfreis@hotmail.com

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Passos Vargas, N. M., & de Freitas Reis, M. B. (2021). Inclusão na Educação Superior: uma reflexão sobre as diretrizes curriculares nacionais vigentes. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 233–257. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38393

Edição

Seção

Dossiê