Inclusão na Educação Superior: uma reflexão sobre as diretrizes curriculares nacionais vigentes
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38393Palavras-chave:
DiversidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo compreender como a legislação relativa à educação inclusiva na Educação Superior contribui no sentido de oferecer subsídios legais para a permanência e conclusão da graduação do aluno com alguma deficiência. A questão problema foi: como a legislação que, historicamente, evoluiu para acolher os alunos com necessidades educacionais específicas na Educação Superior trata a condição desse alunado para acompanhar e concluir esse nível de ensino? A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e documental. E, para fundamentar as ponderações aqui retratadas, apresenta-se algumas diretrizes sobre a inclusão na Educação Superior e, ainda, uma revisão bibliográfica a partir de obras de autores como: Mantoan (2003), Mazzota (2011), Januzzi (2012), Reis (2006, 2013), Silva (2017), entre outros. Percebeu-se por meio deste estudo que embora tenham sido criadas diversas políticas públicas no sentido de incluir pessoas com alguma deficiência na Educação Superior, ainda não é possível garantir a permanência e atendimento dos mesmos devido a diversos desafios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.