Atendimento Educacional Especializado (AEE): educação inclusiva para e pela diversidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.38388Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado, Inclusão Escolar, DiversidadeResumo
Este trabalho configura-se como um estudo de caso simples e tem como objetivo geral evidenciar a atuação de uma professora especialista do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a articulação do seu trabalho ao dos demais profissionais de uma instituição de educação infantil do município de Anápolis - GO. O AEE é um direito legal dos alunos com necessidades especiais, contudo, por vezes esse direito é negligenciado devido a carência formativa dos professores em geral e até mesmo do próprio professor especialista, o que ainda é um elemento limitador para as práticas pedagógicas verdadeiramente inclusivas. Nesta pesquisa mostramos como esse atendimento, ao ser trabalhado de forma colaborativa, pode contribuir significativamente para o fortalecimento da inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. O texto apresenta como principais referenciais teóricos: Mantoan (2003, 2006), Mittler (2007), Reis (2006, 2013), Reis e Lopes (2018), Santos e Reis (2016), Silva e Reis (2011), dentre outros. Como resultado dessa reflexão fica evidenciado que é plenamente possível realizar a inclusão escolar em qualquer etapa de escolarização e, quando se tem um grupo de profissionais coeso e empenhado, o trabalho se torna ainda mais prazeroso e significativo para todos os envolvidos.
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