O Feminismo Negro na Literatura de Cordel de Jarid Arraes e em Contos de Miriam Alves
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i4.36503Palavras-chave:
Raça, Gênero, DiversidadeResumo
Este artigo objetiva refletir sobre o feminismo negro no Brasil, trazendo algumas vozes teóricas que traçam um percurso desse movimento. Para tanto, duas escritoras contemporâneas farão coro à essas vozes. Verificaremos de que forma o canto libertário de Jarid Arraes ecoa em seus versos cordelianos bem como sob qual perspectiva a narrativa áspera de Miriam Alves aponta-nos caminhos para outros olhares sobre racismo, violência e sexismo. Dessa forma, tanto os versos de Arraes quanto a prosa de Alves são como uma “cusparada na cara” dos preconceitos e estereótipos criados contra a mulher negra.
Palavras-chave: Feminismo negro. Literatura de Cordel. Jarid Arraes. Prosa. Miriam Alves.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.