A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado, de Liv Strömquist

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.35985

Palavras-chave:

Arqueogenealogia Foucaultiana, Feminismo, Discursos, Mulher, Corpo, Gênero, História em Quadrinho

Resumo

Ao desemaranhar Histórias em Quadrinhos (HQs) escritas por mulheres, atesta-se, a partir da análise (arqueogenealógica - Michel Foucault) discursiva dos enunciados e das contribuições dos estudos feministas, a problematização dos discursos de gênero, em que se presencia a viabilidade para a existência de falas femininas e de reivindicações de suas vontades (Ana Paula BARROS, 2017; 2019). As HQs são gêneros discursivos (à luz de BAKHTIN apud Robson COSTA, 2009) que, quando produzidas por quadrinistas homens, têm, em sua maioria, suas personagens mulheres representadas com uma feminilidade sensual, curvilínea e subserviente (Jessica EUGÊNIO, 2017). Se, há várias gerações, as mocinhas, de imagens dóceis e passivas eram preeminentes, as personagens mulheres nas HQs passaram a ser estereotipadas como personagens fortes e sensuais (Denise SIQUEIRA; Marcos VIEIRA, 2008), com corpos erotizados (BOFF, 2014; Ediliane BARROS, 2017). A hipersexualização do corpo da mulher, circunscrita pelo fetiche e imposta e repetida como padrão estético e como molde social, passa a ser denunciada e abandonada nos quadrinhos de mulheres, estes que têm um traço ou estilo identitário (EUGÊNIO, 2017). Sob o alicerce de sua formação em ciências sócias e, evidentemente, sob respaldos de suas próprias relações sociais, Liv Strömquist (2018), em A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado (título original, em sueco, Kunskapens Frukt), serve-se da HQ para pontear reflexões que permeiam as práticas culturais e institucionais, que se sucederam ao longo da história, de submissão dos corpos das mulheres. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Franchini Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. É graduada (bacharelado e licenciatura) no Curso de Letras Língua Portuguesa, pela mesma universidade. É integrante do Grupo de Estudos no Campo Discursivo (UFSC/CNPq). Atua como redatora e revisora de textos e, em sua pesquisa atual, na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, a partir da arqueogenealogia foucaultiana, estuda os discursos sobre: o uso de Dispositivo Intrauterino (DIU), os direitos sexuais e reprodutivos, as políticas públicas, os estudos de gênero e os feminismos.

 

Downloads

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Franchini Silva, B. (2021). A origem do mundo: uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado, de Liv Strömquist. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(3), 430–439. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i3.35985

Edição

Seção

Resenhas