Políticas Públicas LGBTTT e a Educação: avanços ou retrocessos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34847

Palavras-chave:

Políticas Públicas, LGBTTT, Educação básica. Homofobia.

Resumo

Este artigo analisa políticas públicas LGBTT no campo educacional brasileiro, traçando um panorama dessas políticas a partir de 2000. Dialoga-se com autoras/es que estudam homossexualidade, transexualidade, homofobia, heteronormatividade compulsória e educação. Utiliza-se a pesquisa documental e a análise de conteúdo qualitativo como instrumentos metodológicos. O estudo aponta discrepâncias entre as políticas públicas LGBTT construídas e a garantia dos direitos humanos desta população na educação básica. Contata-se que é um imperativo ético implementar políticas educacionais que objetivem erradicar nas escolas as violências contra as pessoas LGBTTT e proporcionar vivência harmônica, respeitosa, bem como, promover uma cidadania digna para a população LGBTTT, sem partir do princípio de sua exclusão e, sim, de uma educação justa e equitativa para todas/os.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo França Machado, UNIPLAC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (2015).

Atualmente é pesquisador bolsista fapesc da Universidade do Planalto Catarinense e pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, heteronormatividade, transgênero, identidade de gênero, transgressão e diversidade.

Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (20h) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (20h) na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC. Licenciada em Pedagogia (2001) e mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004), doutora em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutora pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011) e pós-doutora pelo Programa de Antropologia Social, UFSC (2012). É pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), (LEVIS/UFSC) e da REDE LIESS (Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades). Membra da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Geraldo Augusto Locks, Universidade do Planalto Catarinense

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1977). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1994). Especialização lato sensu em Educação e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991); Especialização Lato sensu em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1990). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Investigador Visitante (Pó-Doutoramento) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, Portugal (2018).Atualmente é Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - SC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e Práticas (GEDETER), com Projeto de Pesquisa: Educação, Economia Solidária e Emancipação Social - A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Tem experiência no campo da Antropologia com ênfase na Antropologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Educação e Economia Solidária, Educação, Diversidade e Desenvolvimento Territorial. Coordena o Projeto de pesquisa e extensão formação e institucionalização da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP UNIPLAC) e coordena o Curso de Extensão Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE).

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Machado, D. F., Graupe, M. E., & Locks, G. A. (2020). Políticas Públicas LGBTTT e a Educação: avanços ou retrocessos?. Cadernos De Gênero E Diversidade, 6(2), 34–53. https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34847

Edição

Seção

Artigos