Políticas Públicas LGBTTT e a Educação: avanços ou retrocessos?
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v6i2.34847Palavras-chave:
Políticas Públicas, LGBTTT, Educação básica. Homofobia.Resumo
Este artigo analisa políticas públicas LGBTT no campo educacional brasileiro, traçando um panorama dessas políticas a partir de 2000. Dialoga-se com autoras/es que estudam homossexualidade, transexualidade, homofobia, heteronormatividade compulsória e educação. Utiliza-se a pesquisa documental e a análise de conteúdo qualitativo como instrumentos metodológicos. O estudo aponta discrepâncias entre as políticas públicas LGBTT construídas e a garantia dos direitos humanos desta população na educação básica. Contata-se que é um imperativo ético implementar políticas educacionais que objetivem erradicar nas escolas as violências contra as pessoas LGBTTT e proporcionar vivência harmônica, respeitosa, bem como, promover uma cidadania digna para a população LGBTTT, sem partir do princípio de sua exclusão e, sim, de uma educação justa e equitativa para todas/os.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.