Raça e Gênero no corpo docente da Universidade Federal do Pampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.33787

Palavras-chave:

Ensino Superior, Raça, Gênero, Docência, Interseccionalidade.

Resumo

O artigo propõe problematizar o perfil docente da Universidade Federal do Pampa, a partir da intersecção de gênero e raça. Para tanto, adotamos como proposta metodológica a etnografia de documentos a fim de analisar os dados da universidade e os cadastrados nos currículos lattes das(os) docentes. A análise mostrou que o corpo docente apresenta-se como majoritariamente branco e com as áreas de conhecimento consideradas femininas ocupadas predominantemente por mulheres e as consideradas masculinas ocupadas por homens. Tais dados retratam a baixa representatividade de negras(os) no corpo docente da instituição e, ainda, a persistência da dicotomia de gênero nas áreas do conhecimento, o que mostra a resistência do meio acadêmico em romper com as desigualdades raciais e de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Barbosa Soares, Universidade Federal do Pampa

Professora de Ciências na rede municipal de educação da cidade de Uruguaiana/RS. Licenciada em Ciências da Natureza. Especialista em Educação em Ciências. Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA, campus Uruguaiana (2018). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa TUNA - Gênero, Educação e Diferença da UNIPAMPA.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Professora do Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura e do PPG em Educação em Ciências, na Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna - Gênero, Educação e Diferença da UNIPAMPA. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Soares, C. B., & da Silva, F. F. (2019). Raça e Gênero no corpo docente da Universidade Federal do Pampa. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(3), 30–52. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.33787

Edição

Seção

Artigos