O que é lugar de fala?, de Djamila Ribeiro

Autores

  • Catia Eli Gemelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Aline Mendonça Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.32734

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Classe, Diversidade, Interseccionalidade.

Resumo

O que é lugar de fala?” da filósofa, ativista e escritora feminista Djamila Ribeiro foi o primeiro lançamento da coleção Feminismos Plurais, organizada pela própria Djamila, e pelo Grupo Editorial Letramento, através do selo do Portal Justificando da Carta Capital. A coleção de livros – que conta com organização e escrita de mulheres negras e indígenas e de homens negros – propõe uma narrativa disruptiva do padrão patriarcal, racista e heteronormativo. Em 2019, a coleção foi relançada pela editora Pólen Livros. Bestseller com mais de 50 mil cópias vendidas, “O que é lugar de fala?” também foi o segundo livro mais vendido na edição de 2018 da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e o nono mais vendido na edição de 2019. Após ser traduzido para o francês, neste mês de julho de 2019, Djamila anunciou a assinatura de contrato para a tradução do livro para o espanhol. Para além das reflexões sobre o feminismo negro, a obra traz contribuições potenciais para os estudos sobre narrativas ao promover o debate sobre a linguagem como manutenção do poder; a divulgação da produção intelectual de grupos historicamente marginalizados; a interseccionalidade; e o lugar de fala. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Eli Gemelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório. Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aline Mendonça Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Gemelli, C. E., & Fraga, A. M. (2019). O que é lugar de fala?, de Djamila Ribeiro. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(3), 217–221. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.32734

Edição

Seção

Resenhas