O que é lugar de fala?, de Djamila Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.32734Palavras-chave:
Gênero, Raça, Classe, Diversidade, Interseccionalidade.Resumo
“O que é lugar de fala?” da filósofa, ativista e escritora feminista Djamila Ribeiro foi o primeiro lançamento da coleção Feminismos Plurais, organizada pela própria Djamila, e pelo Grupo Editorial Letramento, através do selo do Portal Justificando da Carta Capital. A coleção de livros – que conta com organização e escrita de mulheres negras e indígenas e de homens negros – propõe uma narrativa disruptiva do padrão patriarcal, racista e heteronormativo. Em 2019, a coleção foi relançada pela editora Pólen Livros. Bestseller com mais de 50 mil cópias vendidas, “O que é lugar de fala?” também foi o segundo livro mais vendido na edição de 2018 da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e o nono mais vendido na edição de 2019. Após ser traduzido para o francês, neste mês de julho de 2019, Djamila anunciou a assinatura de contrato para a tradução do livro para o espanhol. Para além das reflexões sobre o feminismo negro, a obra traz contribuições potenciais para os estudos sobre narrativas ao promover o debate sobre a linguagem como manutenção do poder; a divulgação da produção intelectual de grupos historicamente marginalizados; a interseccionalidade; e o lugar de fala.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.