Negritude, Racismo, Linguagem e Consciência: relato de uma experiência didática

Autores

  • Érica Alessandra Fernandes Aniceto IFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31927

Palavras-chave:

Literatura Afro-Brasileira, Lei 10.639/03, Negritude, Racismo, Cidadania

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do projeto “Negritude e discriminação racial: compreendendo as diferenças”, cujo principal objetivo foi promover a formação cidadã dos alunos acerca das especificidades da população afrodescendente brasileira, por meio do diálogo, discussões e reflexões sobre as condições de vida da população negra no Brasil. Visando a trabalhar o respeito às diferenças, o desenvolvimento do projeto aconteceu durante um semestre letivo de 2018 e contou com a participação de alunos de três turmas de 1º ano do Ensino Médio, do curso de Edificações, do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto. O referido trabalho encontra respaldo na Lei 10.639/03, a qual estabelece o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira nos sistemas de ensino, e conta com contribuições de Duarte (2008), Candido (1995; 2008), Ribeiro (2017), entre outros autores, que permitiram o desenvolvimento de um olhar crítico diante do ensino da Literatura Afro-Brasileira em sala de aula. Entre as várias atividades propostas às turmas em torno da leitura de textos que dialogam com a Literatura Afro-Brasileira, destacaram-se a elaboração de uma webreportagem e de intervenções artísticas sobre o tema. O desenvolvimento deste trabalho provocou várias reflexões acerca da situação do negro no Brasil, contribuindo para a formação de cidadãos reflexivos, críticos e empáticos, com capacidade de interagir e agir em prol de uma sociedade mais equânime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Alessandra Fernandes Aniceto, IFMG

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-Minas, mestre em Linguística Aplicada pela UFV e graduada em Letras pela UFOP. Atualmente é professora do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto, atuando nos ensinos Médio e superior. Desenvolve pesquisa nas áreas de construção de identidade por alunos de EJA, narrativas de resistência e letramento acadêmico. Autora do livro “A linguagem do gueto: construção de identidades por estudantes jovens e adultos”. É líder do grupo de estudos Geali.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Aniceto, Érica A. F. (2019). Negritude, Racismo, Linguagem e Consciência: relato de uma experiência didática. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(1), 44–65. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31927