Serviço Social e Movimento LGBT: promoção à cidadania de crianças e adolescentes no combate à violência de gênero nas escolas

Autores

  • Mônica De Melo Medeiros Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Francisco dos Santos Neto Universidade Federal do Pará- UFPA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v3i1.17499

Resumo

O presente artigo buscar fazer reflexões sobre como o Assistente Social formado sob a égide das Diretrizes Curriculares (2002) enquanto profissional que intervém nas refrações da Questão Social a luz do materialismo histórico dialético, poderá pensar estratégias de superação das múltiplas violências sofridas por LGBTS em ambiente escolar. Nesse sentido, a partir de imposições historicamente colocadas em nossa sociedade de que os sujeitos devem ter seus corpos e orientações sexuais padronizados em uma lógica heterossexista, busca-se neste momento identificar e problematizar onde se inserem os LGBTS na atual conjuntura de retrocessos vividos na sociedade brasileira, e como o Serviço Social vem pensando essas demandas na contemporaneidade. Para isso realizamos pesquisa bibliográfica de autores clássicos e contemporâneos que possibilitaram fazer uma discussão epistemológica sobre vulnerabilização de identidades não heterossexuais e as possibilidades de superação deste quadro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica De Melo Medeiros, Universidade Federal do Pará- UFPA

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é bolsista do Programa Integrado de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ) do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Análise Fiscal, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB) da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social.

Francisco dos Santos Neto, Universidade Federal do Pará- UFPA

Graduando do Curso de Serviço Social da UFPA, estagiei como Ouvidor Estudantil da Ouvidoria Geral desta mesma Universidade, fui estagiário de Serviço Social no Setor de Recursos Humanos do Hospital Universitário João de Barros Barreto e do Serviço Social do Comércio no Projeto Recreação. Atualmente participo como voluntário no Grupo Interfaces da UFPA que discute Gêneros, Famílias e Gerações, além de ser Bolsista Pibic-UFPA do Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social, Politica Social e Formação Profissional - GEPSS/UFPA e realizo estágio extra curricular no Tribunal Regional Eleitoral do Pará no Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial (SAMOS), minha área de lotação no TRE é o Setor Psicossocial.

Downloads

Publicado

2017-06-19

Como Citar

Medeiros, M. D. M., & Neto, F. dos S. (2017). Serviço Social e Movimento LGBT: promoção à cidadania de crianças e adolescentes no combate à violência de gênero nas escolas. Cadernos De Gênero E Diversidade, 3(1). https://doi.org/10.9771/cgd.v3i1.17499

Edição

Seção

Artigos